Debate sobre CTS no contexto da sala de aula: relato de experiência do subprojeto PIBID/física

Giuliano Margoti, Wesley Astudillo de Oliveira, Alisson Antonio Martins

Resumo


Este trabalho tem como objetivo apresentar o relato de experiência de uma atividade desenvolvida por estudantes bolsistas do PIBID/Física da UTFPR. Foi trabalhada uma técnica de ensino buscando desenvolver o processo de ensino-aprendizagem da temática Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio. A técnica adotada foi a do debate fundamentado, que é uma clássica forma de abordagem baseada na conversação e argumentação. O objetivo principal da atividade foi fazer com que os alunos desenvolvessem um pensamento crítico com respeito à preservação do meio ambiente, criando argumentos para defender a linha de pensamento defendida pelo seu grupo. A atividade se dispôs ao longo de duas aulas, e os resultados serão apresentados no decorrer desta pesquisa.

Palavras-chave


Ensino de Física; Debate fundamentado; Ciência, Tecnologia e Sociedade

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v1n1.10757

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr