Os espaços não formais em cena: uma carta àqueles que defendem a educação em ciências e a Amazônia

Adana Teixeira Gonzaga, Ana Caroline Lima de Souza, Rafael Gonçalves Brito, Caroline Barroncas Oliveira, Mônica Oliveira Costa

Resumo


No presente artigo nos propomos problematizar como o fechamento de espaços não formais atinge a Educação Científica, especificamente o Bosque da Ciência, a partir de uma carta redigida por professores-pesquisadores que ensinam-pesquisam sobre o ensino de Ciências no Ensino Fundamental. Para esta discussão, pautada na Pesquisa Narrativa elegemos a carta como meio de nos comunicar com a sociedade e explicitar todos os retrocessos e prejuízos que o fechamento desse espaço não formal representa para o Ensino de Ciências, a Pesquisa em Ciências, a Educação Científica na Amazônia e para todo e qualquer sujeito que se interesse pelo bem comum, pois essa escrita nos move para a luta em prol da popularização da Educação em Ciências. Na carta, apresentamos uma breve reflexão sobre o Bosque da Ciência como um espaço educativo, a partir de nossas memórias, revisitadas por lembranças e produções oriundas das vivências acadêmicas. Nesse movimento reflexivo, observamos que são relevantes as interações sociais no processo de socialização e divulgação científica efetivados no ambiente formativo, dando destaque ao processo humanizador, ao ensino contextualizado e ao acesso à informação situada na área da Educação Científica. Nossas narrativas vivificam e dão novos sentidos ao que poderia ser somente uma mera descrição de um espaço físico, constituindo-se num ambiente onde se ancoram pensamentos sobre o ser e o fazer docente que ensina-pesquisa Ciências.

Palavras-chave


Espaços não-formais; Educação Científica; Ensino Fundamental



DOI: 10.3895/actio.v4n3.10595

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr