Ação social responsável: práticas de letramento científico e matemático nos anos iniciais do ensino fundamental

Adriano Santos de Mesquita

Resumo


Agir com responsabilidade social é um dos objetivos desejados aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Fomentar, por meio do ensino de Ciências e Matemática, tomadas de decisão conscientes objetivando o exercício da cidadania, permite às crianças atuarem de forma expressiva nos diversos contextos sociais dos quais fazem parte. Nesse âmbito, o presente estudo, de cunho qualitativo, na perspectiva da narrativa autobiográfica, tem como objetivo apresentar e analisar aspectos relativos à ação social responsável a partir de práticas de letramento científico e matemático desenvolvidas com uma turma de quinto ano do Ensino Fundamental na cidade de Belém - PA. Para a produção do material empírico utilizo uma atividade interdisciplinar, adotada por mim, para criar um ambiente favorável às práticas de ação social responsável sob a ótica do letramento científico e matemático, além de rodas de conversa sobre as temáticas propostas, atividades escritas dos alunos e meus registros em diário de campo. Os resultados salientam que, ao proporcionar atividades de letramento científico e matemático em sala de aula, os alunos tendem a se posicionar com responsabilidade social em diferentes contextos da vida, o que lhes incita a tomadas de decisão consciente e ao efetivo exercício da cidadania.

Palavras-chave


Letramento científico e matemático; Narrativa autobiográfica; Responsabilidade social.



DOI: 10.3895/actio.v4n3.10522

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr