O ensino de ciências e a formação continuada de professores alfabetizadores: reconhecendo o campo de pesquisa
Emerson Nunes da Costa Gonçalves, Mauricio Compiani, Carlo Alberto de Oliveira Magalhães Júnior
Resumo
O ensino de Ciências nos anos iniciais da Educação Básica apresenta campo de pesquisa importante no que tange à alfabetização científica para crianças nesse segmento do ensino. Primeiro, pela curiosidade típica da faixa etária, e, depois, pela necessidade da construção de perfis de cidadãos reflexivos e críticos dos seus contextos vividos. Porém, pelas exigências quanto à apropriação da leitura e da escrita, dentre outros fatores, pouco se dá a devida atenção à construção de conhecimentos sobre ciência, principalmente, nos três primeiros anos do Ensino Fundamental (EF), período de transição entre a Educação Infantil e o EF. Na perspectiva de valorização do ensino de Ciências durante a alfabetização, este trabalho objetivou identificar e analisar pesquisas, teses e dissertações, que discutem a educação continuada de professores alfabetizadores como mediadores do conhecimento científico no Ciclo de Alfabetização. Para o levantamento, foi utilizado o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), delimitado o período de 2007 a 2018. Foram recuperados 73 trabalhos, dos quais, 31 tratavam da formação continuada de professores dos anos iniciais, focada no ensino de Ciências, demonstrando aumento do número de pesquisas que apresentam esse interesse. Porém, desse total, foram identificadas apenas 03 dissertações de mestrado que se dedicaram à formação continuada de professores alfabetizadores, indicando a necessidade da realização de pesquisas que possam colaborar com novos direcionamentos da alfabetização científica mediada pelo professor que ensina a ler e escrever.
Palavras-chave
Ciclo básico de alfabetização; Alfabetização; Educação continuada; Educação científica
DOI:
10.3895/actio.v4n3.10507
Apontamentos
Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923