Uso do jogo como potencializador da aprendizagem: uma perspectiva de docentes da educação básica

Helisabety Barros Mendes Melo

Resumo


O presente artigo é um recorte da pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Pernambuco, o trabalho desenvolvido tem como objetivo apresentar a análise sobre a perspectiva de professoras e professores, prioritariamente do Ensino Fundamental, que atuam em escolas da rede pública municipal de Maceió/AL parceiras da Mind Lab na aplicação do Programa MenteInovadora, no sentido de identificarmos se os mesmos têm clareza ou não de como o uso dos jogos enquanto metodologia de ensino podem potencializar o processo de ensino e aprendizagem e favorecer o desenvolvimento de atitudes propícias para aprendizado do seu componente curricular. A partir de uma metodologia de cunho qualitativo, descritiva e de campo, consultamos professoras e professores de diversas áreas do conhecimento na educação básica e constatou-se um esforço por parte destes(as) para a compreensão da importância do papel do jogo no desenvolvimento humano e cognitivo e no equilíbrio psíquico e emocional, tanto nas crianças, como nos adolescentes e jovens; ainda que percebamos uma tendência de vinculação do ato de brincar em sala de aula com a ideia de passatempo, distração. É aludido nas respostas ao questionário aplicado com os(as) docentes, a partir da Análise de Conteúdo em Bardin (2011), que o jogo por si só não garante a aprendizagem, e que o jogo, assim como a brincadeira, deve ser entendido como uma oportunidade de construção de aprendizagem. Nesse contexto, destacaremos aqui, a perspectiva sobre o uso do jogo na educação em autores como Kishimoto (2003 e 2011), Antunes (1998) e Borin (1998).


Palavras-chave


Jogo; Educação; Metodologia; Ensino

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v5n1.10477

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