O ensino de ecologia: uma análise de sua abordagem em escolas de ensino médio entre 2008-2018

Venicio Favoretti, Viviane Vidal Silva, Renato Abreu Lima

Resumo


É de fundamental importância a renovação no ensino de Biologia em nossas escolas, por meio de metodologias de ensino que, além de motivarem os estudantes em relação ao interesse pela disciplina, possam, de fato, promover uma aprendizagem que tenha relação direta com a realidade do educando e que leve em consideração seus conhecimentos prévios. O objetivo do presente trabalho é apresentar e discutir, através de uma revisão de literatura, as metodologias adotadas no ensino de Ecologia em escolas do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada utilizando como fonte a base de dados do Google Acadêmico e do SciELO. Foram analisados oito artigos, categorizados em dois grupos: 1) artigos que relatam o desenvolvimento e/ou implementação de estratégias didáticas voltadas às práticas no ensino de Ecologia; e 2) concepções, sequências didáticas e argumentação no ensino de Ecologia. Os resultados da análise mostram que o uso de diferentes metodologias contribui para a aprendizagem em Ecologia, mas fica evidente que o uso de espaços que excedam o ambiente escolar, ou seja, espaços não formais, ainda é pouco difundido nas escolas.

Palavras-chave


Modalidades didáticas; Biologia; Educação básica.

Texto completo:

PDFA HTML


DOI: 10.3895/actio.v5n1.10077

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr