USO DE TABLETS COMO RECURSO INSTRUMENTAL POTENCIALIZADOR NO ENSINO SUPERIOR

Tarcis Teles Xavier da Silva

Resumo


O presente artigo tem como objetivo investigar de que maneira recursos dos tablets foram transformados em instrumentos de aprendizagem, em um grupo de estudantes do ensino superior. Com caráter exploratório, participou da pesquisa, inicialmente um grupo de 81 estudantes, pertencente à Rede de Vivências pela Inclusão Digital (ReVID-UFPE), projeto de Pesquisa e Inovação construído para minimizar o impacto entre graduandos da Universidade Federal de Pernambuco em situação de vulnerabilidade socioeconômica-tecnológica. Posteriormente, fez-se uma análise Microgenética-Videográfica com cinco estudantes pré-selecionados. Observou-se que, a priori, as dificuldades de caráter instrumental não são enxergadas, mas depois das ações formativas da ReVID-UFPE, o tablet foi se tornando um instrumento potencializador das atividades de ensino, extensão e pesquisa desses estudantes.

PALAVRAS-CHAVE: Abordagem instrumental. Aprendizagem móvel. Tablets. UFPE. Ensino superior.


Texto completo:

PDF

Referências


APPENZELLER, Simone; MENEZES, Fábio; SANTOS, Gislaine; PADILHA, Roberto; GRAÇA, Higor; BRAGANÇA, Joana. Novos tempos, novos desafios: estratégias para equidade de acesso ao ensino remoto emergencial. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 44, 2020.

BELLEMAIN, Franck; TROUCHE, Luc. Compreender o trabalho do professor com os recursos de seu ensino, um questionamento didático e informático/comprendre le travail des professeurs avec les ressources de leur enseignement, un questionnement didactique et informatique. Caminhos da Educação Matemática em Revista (On-line), v. 9, n. 1, 2019.

BONILLA, Maria Helena Silveira; PRETTO, Nelson De Luca. Inclusão digital: polêmica contemporânea. Edufba, 2011.

BRANCO, A. U. Metodologia na pesquisa co-construtivista e abordagem microgenética para estudos dos processos de comunicação [Resumos]. Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (Org.), Anais, VII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico, p. 7, 1998.

COUTO, Rosilângela Maria de Lucena Scanoni. Metaorquestração instrumental: um modelo para repensar a formação de professores de matemática. Universidade Federal de Pernambuco, 2018.

HODGES, Charles; MOORE, Stephanie; LOCKEE, Barb; TRUST, Torrey; BOND, Aaron. The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause. EDUCAUSE Review, Boulder, 2020.

KELMAN, Celeste Azulay; BRANCO, Angela Uchôa. Análise microgenética em pesquisa com alunos surdos. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 10, n. 1, p. 93-106, 2004.

LAVELLI, Manuela; PANTOJA, Andrea; HSU, Hui-Chin; MESSINGER, Daniel; FOGEL, Alan. Using microgenetic designs to study change processes. Handbook of research methods in developmental science, p. 40-65, 2005.

NOBRE, Ana; MOURAZ, Ana. Reflexões sobre os efeitos da pandemia na aprendizagem digital. Dialogia, p. 367-381, 2020.

RABARDEL, Pierre. Les hommes et les technologies; approche cognitive des instruments contemporains. Armand colin, 1995.

SCHUNK, Dale H.; ZIMMERMAN, Barry J. (Ed.). Motivation and self-regulated learning: theory, research, and applications. Routledge, 2012.

SIEGLER, Robert S.; CROWLEY, Kevin. The microgenetic method: a direct means for studying cognitive development. American psychologist, v. 46, n. 6, p. 606, 1991.

SIN, Cristina; TAVARES, Orlanda; AMARAL, Alberto. Who is responsible for employability? Student perceptions and practices. Tertiary Education and Management, v. 22, n. 1, p. 65-81, 2016.

SONEGO, Anna Helena Silveira; DA SILVA, Jozelina Silva; BEHAR, Patricia Alejandra. Estratégias pedagógicas no ensino remoto: possibilidades para diminuir a exclusão digital. Renote, v. 19, n. 1, p. 62-72, 2021.

SOUZA, Telmo Machado de. O uso de tablets na educação:maravilhamento,embasbacamento, possibilidade de contribuição na aprendizagem. 2015.

TOZONI, Marília. Metodologia de pesquisa. IESDE BRASIL SA, 2008.

TROUCHE, Luc. Des artefacts aux instruments, une approche pour guider et intégrer les usages des outils de calcul dans l'enseignement des mathématiques. In: Le calcul sous toutes ses formes. Académie de Clermont-Ferrand, 2005.

VERGNAUD, G. Teoria dos campos conceituais. In Nasser, L. (Ed.) Anais do 1º Seminário Internacional de Educação Matemática do Rio de Janeiro, 1993, p. 1-26.

VERGNAUD, G. A comprehensive theory of representation for mathematics education. The Journal of Mathematical Behavior, v. 17, n. 2, p. 167-181, 1998.


Apontamentos



Direitos autorais 2023 Revista Educação & Tecnologia

ISSN IMPRESSO 1516-280X

ISSN ELETRÔNICO 2179-6122