NEUROCIÊNCIA E ALFABETIZAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA UTILIZANDO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

Gabriella Thais Schorn, João Batista Mossmann

Resumo


Esta investigação apresenta um relato de experiência de pesquisa participante realizada em turma de 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais de escola particular do município de Novo Hamburgo - RS. O objetivo do artigo é investigar a utilização de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e sua contribuição para o desenvolvimento do processo de alfabetização de crianças. Propõe-se como alternativa pedagógica potencializadora para o processo de alfabetização de crianças a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem Planeta Rooda 3.0 - NUTED/UFRGS. Visa contribuir com os estudos acerca da neurociência e aprendizagem da leitura e escrita a fim de familiarizar professores da Educação Básica e interessados ao assunto, contribuindo para o desempenho e sucesso escolar, bem como, mudança de índices apresentados. Além disso, este relato buscou evidenciar algumas habilidades cerebrais necessárias a aprendizagem da leitura e escrita, como funções executivas, memória de trabalho, entre outras. Relata dois eixos avaliativos utilizados: criação de narrativa em contexto digital e questionário de satisfação respondido pelos participantes. A análise dos resultados se deu a partir de uma abordagem qualitativa e como conclusão, os efeitos foram positivos quanto à alfabetização e aprendizagem.

Palavras-chave: alfabetização; ambiente virtual de aprendizagem; ensino fundamental; neurociência.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Ayane N. S. FREITAG, Raquel M. Caracterização de Narrativas Orais e Escritas e sua Interferência no Processo de Letramento em Séries Iniciais. In: VI Simpósio Internacional de Estudo de Gêneros Textuais, 2011.

AMARAL, Caroline B. et al. Planeta ROODA: inovações no AVA a partir de propostas pedagógicas para o ensino fundamental. 2016. Disponível em . Acesso em: 3 fev 2019.

AMARAL, Caroline B. et al. Planeta ROODA 2.0: o ponto de vista de professores do Ensino Fundamental. Nuevas Ideas en Informática Educativa TISE. 2015. Disponível em . Acesso em: 3 fev 2019.

AUSUBEL, D. P. Algunos aspectos de psicológicos de la estructura del conocimiento. Buenos Aires: El Ateneo, 1973.

BEHAR P. A. Competências digitais em educação a distância. Porto Alegre: Penso, 2013.

BEHAR, P. A. Modelos pedagógicos em educação a distância. Porto Alegre: Artmed, 2009.

BRUNO, Adriana R. Aprendizagem em ambientes virtuais: plasticidade na formação do adulto educador. 2010. Disponível em . Acesso em 11 abr.2018.

CABRAL, Leonor S. Repensando as relações entre alfabetização e cognição. Alfabetização e cognição Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011.

CONSENZA, Ramon M. GUERRA, Leonor. B. Neurociência e Educação - como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.

DEHAENE, Stanislas. Aprendizagem da leitura modifica as redes corticais da visão e da linguagem verbal. 2013. Disponível em: . Acesso em 18 jul.2017.

DEHAENE, Stanislas. Os neurônios da leitura: como a ciência explica nossa capacidade de ler. Porto Alegre: Penso, 2012.

DIAMOND, Adele. Executive functions. Annual Reviews Psychology, 64. 135-168, 2013. Disponível em . Acesso em: 14 abr. 2018.

DIAS, Natália M. MECCA, Tatiana P. Contribuições da neuropsicologia e da psicologia para intervenção no contexto educacional. São Paulo: Memnon, 2015.

FENKER, D. SCHUTZE, H. Learning by Surprise. Scientific American, 2008. Disponível em: . Acesso em 11 abr. 2018.

GIANNESI, Iraceles de L. MORETTI, Lucia. H. T. Contribuições da Neuropsicologia nas dificuldades de aprendizagem escolar. Psicologia, 2015. Disponível em: . Acesso em: 14 abr. 2018.

G1. Brasil ranking PISA. São Paulo, 2015. Disponível em: Acesso em: 23 jul. 2017.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999.

MURRAY, J. H. Hamlet no Holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: Itaú Cultural: UNESP, 2003.

MOSSMANN, João B. ROCKENBACH, Diomar R. REATEGUI, Eliseo. BEZ, Marta. BRANCO, Marsal A A. Story maker - proposta de software de apoio ao letramento. SBC Proceedings of SBGames, 2013.

NETTO, Tânia. MIRELLA L., WONG. Cristina, E. I. PUREZA, Janice R. SCHERER, Lilian C. FONSECA, Rochele P. FERNANDEZ, J. L. Sistemas de memória: relação entre memória de trabalho e linguagem sob uma abordagem neuropsicolinguística. 2011. Disponível em: Acesso em: 9 mar. 2018.

PIAGET, Jean. INHELDER, Barbel. A psicologia da criança. São Paulo: Difusão, 1986.

PIAGET, Jean. Relações entre a afetividade e a inteligência no desenvolvimento mental da criança. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2014.

PISA. Portal do INEP. 2017. Disponível em . Acesso em 15 de jul. de 2017 às 14h40min.

PISA. Programme for international student assessment (PISA) - Results from PISA 2015. 2017. Disponível em: . Acesso em: 15 jul. 2017.

PISA. Resultados do Brasil no Pisa desde 2000. 2017. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/pisa-no-brasil. Acesso em: 18 jul. 2017.

SANTOS, Maria A. G. HAGE, Simone R. V. Produção textual de crianças sem dificuldades de aprendizagem. São Paulo, 2015.

SALLES, Jerusa F. PICOLLO, Luciane R., Renata S. TOAZZA, Rudineia. Normas de desempenho em tarefa de leitura de palavras/pseudopalavras isoladas (LPI) para crianças de 1o ano a 7o ano. 2013. Disponível em: . Acesso em: 22 abr. 2018.

SIMON, Augusto. Planeta ROODA 2.0: um olhar no desenvolvimento tecnológico do ambiente virtual social de aprendizagem. 2009. Disponível em: . Acesso em: jan. 2019.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento: caminhos e descaminhos. Artigo publicado pela revista Pátio Revista Pedagógica. Artmed Editora. UNESP, 2004.

SOARES, Magda. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. 2002. Disponível em: . Acesso em: 16 jul. 2017.

TEBEROSKY, Ana. COLOMBER, Teresa. Aprender a ler a escrever - uma proposta construtivista. Porto Alegre: Artmed, 2003.

UEHARA, Emmy. FERNANDEZ, J. L. Um panorama sobre o desenvolvimento da memória de trabalho e seus prejuízos no aprendizado escolar. 2010. Disponível em . Acesso em: 23 jul. 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista Educação & Tecnologia

ISSN IMPRESSO 1516-280X

ISSN ELETRÔNICO 2179-6122