SOFTWARE GEOGEBRA POTENCIALIZADOR DA APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA PLANA: CONSTRUÇÃODE MANDALAS NA EDUCAÇÃO PRISIONAL

Fernanda Rogéria Noronha dos Santos, Vanda Leci Bueno Gautério

Resumo


O presente artigo tem como objetivo apresentar a elaboração e aplicação de uma sequência didática sobre o ensino da Geometria Plana, a partir da utilização de um Objeto Virtual de Aprendizagem (OVA), o software Geogebra, em uma turma de Educação de Jovens e Adultos dos Anos Finais do Ensino Fundamental no sistema prisional do município de Caxias do Sul/RS, tornando-o atrativo e significativo ao indivíduo recluso de liberdade. Utilizou-se a metodologia de pesquisa quali-quantitativa e o estudo de caso para buscar explanar acerca das contribuições de cada etapa da sequência didática para o processo de ensino e de aprendizagem do conteúdo de Geometria Plana. Assim, através da análise dos discursos gerados pela aplicação de questionários e das observações realizadas em sala de aula, foi possível perceber que é benéfico a utilização dos OVA como recursos pedagógicos na Educação Prisional, uma vez que possibilitou ao educando a construção do conhecimento, o que contribuiu para o envolvimento do mesmo nas atividades propostas.

Palavras-chaves: Geometria Plana, Software Geogebra, Mandalas, Sistema Prisional.


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