TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO MEIO DE POTENCIALIZAR A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA (LI) COM TIRINHAS
Resumo
As tecnologias digitais vêm sendo discutidas no âmbito escolar como forma de tornar os processos de ensino-aprendizagem mais dinâmicos e relevantes. Novas pesquisas (MENEZES & PINTO, 2019; LEFFA, 2016) apresentam dados otimistas sobre o potencial dos Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA) no contexto educacional. Nessa perspectiva, o presente trabalho busca analisar se o uso do OVA Make Beliefs Comix (ZIMMERMANN, 2006), voltado para a criação de tirinhas, poderia potencializar a aprendizagem da Língua Inglesa através de seus recursos. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola estadual localizada no município de Alvorada/RS, envolvendo 30 alunos do 7º ano do ensino fundamental que produziram tirinhas utilizando o OVA Make Beliefs Comix. Trata-se de uma pesquisa-ação, voltada à reflexão da prática pedagógica dos professores-pesquisadores envolvidos, apresentando novas discussões sobre o uso de ferramentas digitais em sala de aula de Língua Inglesa.
Palavras-chave: Tecnologias digitais; Aprendizagem de língua inglesa; Tirinhas.
Texto completo:
PDFReferências
ALVORADA é a sexta cidade mais violenta do Brasil, mostra Atlas da Violência. Gaúcha ZH, Porto Alegre, 6 ago. 2019. Segurança. Disponível em: . Acesso em: 10 set. 2019.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Segunda versão revista. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2016. Disponível em: . Acesso em: 5 jun. 2019.
BRITISH COUNCIL. Disponível em: . Acesso em: 4 out. 2019.
DUTRA, C. D.; FERNANDES, N. C. A. Histórias em quadrinhos: o uso do Toondoo como ferramenta didática em sala de aula, 2018.
IRALA, Valesca Brasil; LEFFA, Vilson José. Passando a limpo o ensino de línguas: novas demandas, velhos problemas. In: Vilson J. LEFFA; Valesca B. IRALA. (Orgs.). Uma espiadinha na sala de aula: ensinando línguas adicionais no Brasil. Pelotas: Educat, 2014, p. 261-279.
LAURINO, Débora Pereira; SILVEIRA, Daniel da Silva (Orgs). Projeto Novos Talentos: experiências com tecnologias no ensinar e aprender matemática. Rio Grande: Pluscom, 2016. Disponível em:. Acesso em 29 ago. 2019.
LEFFA, Vilson José. Uma outra aprendizagem é possível: colaboração em massa, recursos educacionais abertos e ensino de línguas. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 55, n. 2, p. 353-377, 2016.
______. O ensino de línguas estrangeiras no contexto nacional. Contexturas, APLIESP, n. 4, p. 13-24, 1999.
MENEZES, Vera; PINTO, Ana Carolina. A pesquisa em linguagem, tecnologia e ensino de língua inglesa na região norte do Brasil: implicações para a formação de professores. Texto Livre, v, 12, n. 2, 2019.
MORAN, José Manuel. Como utilizar a Internet na educação. Relatos de Experiências. Ci. Inf. v. 26 n. 2, Brasília. May/Aug. 1997. Disponível em:. Acesso em: 5 jul. 2019.
PEREIRA, Katia Machado Carvalho et al. O ensino por meio de projeto. Revista Ciências Humanas, UNITAU, n. 1, v. 7, p. 174-194, 2014. Disponível em: . Acesso em: 4 dez. 2018.
SILVA, Patrícia Santos da. O ensino de língua inglesa em HQ: possibilidade de um ensino significativo com a ferramenta digital TOONDOO, 2015. Disponível em: . Acesso em: 20 jul. 2019
TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach; FLÔRES, Maria Lucia Pozzatti. Diferentes tipos de objetos para dar suporte à aprendizagem. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 6, n. 1, 2008, p. 2. Disponível em: . Acesso em: 28 abr. 2019.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
VERGUEIRO, Waldomiro. SANTOS, R. E. dos. Histórias em quadrinhos no processo de aprendizado: da teoria à prática. EccoS Rev. Cient., São Paulo, n. 27, p. 81-95, jan./abr. 2012. Disponível em: . Acesso em: 19 jun. 2019.
ZIMMERMANN, Bill. Make Belief Comix, 2006. Disponível em: . Acesso em: 12 jun. 2019.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Revista Educação & Tecnologia
ISSN IMPRESSO 1516-280X
ISSN ELETRÔNICO 2179-6122