PRODUÇÃO DE CONTOS EM UM PROJETO INTEGRADOR COMO ELEMENTO FAVORÁVEL À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA

Aline Riccioni de Melos, Giselle Correa da Silva, Mônica de Castro Britto Vilardo

Resumo


A aprendizagem significativa crítica incorpora o pressuposto básico de Ausubel, no qual a aprendizagem decorre da interação cognitiva entre o conhecimento prévio e o novo conhecimento e acrescenta a necessidade de uma postura crítica do aprendiz. Toma como ponto de partida a cultura dos alunos, mas, sem que estejam subjugados a ela, devem desenvolver estratégias para viverem nesta sociedade em constante mudança e transformação. Este trabalho analisou uma atividade didática abordando a História da Ciência realizada com uma turma de 1º ano do curso técnico em Meteorologia, dentro de um espaço curricular que propõe a elaboração de projetos interdisciplinares. A atividade resultou na produção de contos que reuniram cientistas, filósofos e escritores de diferentes áreas do conhecimento. A partir de uma pesquisa feita junto aos alunos participantes, investigou-se os resultados alcançados com base nos princípios da aprendizagem significativa crítica. Dentre os pontos positivos do projeto, destacaram-se o maior interesse pela Ciência e suas relações com a tecnologia e sociedade, a interação entre as disciplinas, o processo criativo, a pesquisa realizada e o trabalho em grupo, condições estas que, em nossa análise, possibilitam alcançar alguns princípios facilitadores da aprendizagem significativa crítica.

Palavras-chave: aprendizagem significativa crítica, ensino integrado, projeto interdisciplinar.


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