REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO PAPEL DO PROFESSOR ONLINE

Gisele Pereira de Oliveira Xavier

Resumo


Este trabalho buscou analisar as representações que professores das ciências (Matemática, Química, Física, Biologia e Matemática) participantes de um curso de extensão sobre Abordagens Pedagógicas Online possuem a respeito do papel do professor em um ambiente online. Os dados de análise foram recolhidos no ambiente online do curso por meio de um questionamento antes dos professores participantes terem contato com as discussões do material e interação com outros colegas. Para conhecer as Representações Sociais dos participantes a luz da Teoria das Representações Sociais foi realizada a criação de redes semânticas com o auxílio do software ATLAS ti, e realizado a discussão dos resultados. A análise evidenciou que embora a maioria dos participantes tenham como Representações Sociais características diferentes do professor presencial, alguns participantes remetem Representações próximas às posturas deste profissional. A discussão apresentada neste trabalho visa contribuir não só como expressão da representatividade da temática, masa relevância de pesquisas futuras.


Texto completo:

PDF

Referências


ABRIC, J. C. Prácticas sociales y representaciones. Filosofia y cultura contemporânea, Ediciones Coyocán, Méximo, 2001.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Paris: Presses universitaires de France, 1977.

ESQUINCALHA, A. da C. Conhecimentos revelados por tutores em um curso de formação continuada para professores de matemática na modalidade a distância. 2015. 170 f. Tese (doutorado em Educação Matemática). Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

EUPHRASIO, K. N. da S. Representações do tutor sob a ótica dos alunos da Graduação a Distância. 2013. 87 p. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada). Universidade De Taubaté, Taubaté Biblioteca Depositária: Dept. Ciências Sociais e Letras.

JODELET, D. As representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001.

JOVCHELOVTCH, S. Os contextos do saber: representações, comunidade e cultura. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

MOSCOVICI, S. A Psicanálise, sua imagem e seu público; tradução de Sonia Fuhrmann. Petrópolis: Vozes, 2012.

MUHR, T. ATLAS/ti: a prototype for the support of text interpretation. Qualitative Sociology, v. 14, n.4, p. 349-371, 1991.

SÁ, C. P. A construção do objeto de pesquisa em representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Revista Educação & Tecnologia

ISSN IMPRESSO 1516-280X

ISSN ELETRÔNICO 2179-6122