SISTEMA COMPUTACIONAL GERADOR DE MAPAS CONCEITUAIS PARA APOIAR A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS

Carlos Vinícius Rasch Alves, Glaucius Décio Duarte

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo apresentar um sistema computacional fundamentado em uma base de conhecimento, desenvolvida e testada a partir do pensamento de Zygmunt Bauman, empregado como recurso facilitador na compreensão de conceitos e suas relações existentes em uma aprendizagem significativa (David Ausubel). A metodologia de trabalho consiste na inserção de dados em uma base de conhecimento, a qual se organiza em mapas conceituais, carregados automaticamente, na medida em que se registram conceitos no sistema computacional. Os sujeitos desta pesquisa são docentes e discentes pesquisadores do programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia (MPET) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Câmpus Pelotas. Eles utilizaram como referencial de seus trabalhos acadêmicos o pensamento de Bauman. Os resultados apresentados, após o uso de instrumentos de avaliação, são os mapas conceituais gerados diretamente de conceitos expandidos por bases de conhecimento que permitem desenvolver atividades marcadas pela aprendizagem significativa.

Palavras-chave: Mapa conceitual; Base de conhecimento; Aprendizagem significativa.

 


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Referências


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