SISTEMA COMPUTACIONAL GERADOR DE MAPAS CONCEITUAIS PARA APOIAR A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar um sistema computacional fundamentado em uma base de conhecimento, desenvolvida e testada a partir do pensamento de Zygmunt Bauman, empregado como recurso facilitador na compreensão de conceitos e suas relações existentes em uma aprendizagem significativa (David Ausubel). A metodologia de trabalho consiste na inserção de dados em uma base de conhecimento, a qual se organiza em mapas conceituais, carregados automaticamente, na medida em que se registram conceitos no sistema computacional. Os sujeitos desta pesquisa são docentes e discentes pesquisadores do programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia (MPET) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Câmpus Pelotas. Eles utilizaram como referencial de seus trabalhos acadêmicos o pensamento de Bauman. Os resultados apresentados, após o uso de instrumentos de avaliação, são os mapas conceituais gerados diretamente de conceitos expandidos por bases de conhecimento que permitem desenvolver atividades marcadas pela aprendizagem significativa.
Palavras-chave: Mapa conceitual; Base de conhecimento; Aprendizagem significativa.
Texto completo:
PDFReferências
AUSUBEL, David P. A aprendizagem significativa. São Paulo: Moraes, 1982.
BAUMAN, Zygmunt. Desafios educacionais da modernidade líquida. Revista Tempo Brasileiro, v. 148, p. 41-58, 2002.
BAUMAN, Zygmunt Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
DA SILVA, Régio Pierre et al. Aprendizagem significativa: uma metodologia de ensino para a geometria descritiva. Brasília, COBENGE, 2004.
FARIA, W. Aprendizagem e planejamento de ensino. São Paulo: Editora Ática, 1989.
FURLAN, Cássia Cristina; MAIO, Eliane Rose. Educação na Modernidade Líquida: Entre Tensões e Desafios/Education in Liquid Modernity: Between Tensions and Challenges. Mediações, v. 21, n. 2, p. 279, 2016.
MOREIRA, Marco A. Mapas conceituais e aprendizagem significativa. Revista Chilena de Educação Científica, v. 4, n. 2, p. 38-44, 2005.
NOVAK, Joseph D. Aprender a aprender. Lisboa: Plátano, 1999.
NOVAK, Joseph D. Aprender a criar e utilizar o conhecimento: mapas conceituais como ferramentas de facilitação nas escolas e empresas. Lisboa: Plátano, 2000.
PORCHEDDU, Alba. Zygmunt Bauman: entrevista sobre a educação. Desafios pedagógicos e modernidade líquida. Cadernos de pesquisa, v. 39, n. 137, p. 661-684, 2009.
RODRIGUES, José Jorge Vale; QUARTIERI, Marli Teresinha; MARCHI, Miriam Ines; DEL PINO, José Cláudio. Simulações computacionais e mapas conceituais no auxílio à aprendizagem significativa do conceito de energia. Experiências em Ensino de Ciências, v.13, n. 5, p. 535-554, 2018.
TAVARES, Romero. Construindo mapas conceituais. Ciências & Cognição, v. 12, p. 72-85, 2007.
VEKIRI, Ioanna. What is the value of graphical displays in learning? Educational Psychology Review, v. 14, n. 3, p. 261-312, 2002.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 Revista Educação & Tecnologia
ISSN IMPRESSO 1516-280X
ISSN ELETRÔNICO 2179-6122