APRENDIZAGENS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE TUTORES NO CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO DO IFPI

Claudia Maria Lima Costa, Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo

Resumo


O presente artigo apresenta os resultados da pesquisa realizada durante o Curso de Especialização Gestão e Docência em EAD, na Universidade Federal de Santa Catarina. O objetivo geral da pesquisa foi caracterizar as aprendizagens a partir da prática pedagógica de tutores presenciais do curso de Segurança do Trabalho da Rede e-Tec do Instituto Federal do Piauí. Os objetivos específicos foram: definir o perfil desses tutores presenciais; analisar as concepções de Educação a Distância presentes no curso; e identificar a prática pedagógica propiciadora de aprendizagens da tutoria presencial. Com base nas discussões sobre Educação a Distância, sobre práticas pedagógicas na modalidade a distância e a tutoria presencial, e sobre aprendizagem para a atuação profissional e na perspectiva qualitativa, esta pesquisa descritiva buscou nas narrativas escritas, coletadas em memoriais dos sete tutores presenciais do curso e no questionário fechado que definiu o perfil dos tutores presenciais, os dados para sua investigação. Para as interpretações das narrativas, usou-se a análise temática que fez emergir dos tutores, suas ligações e percepções sobre o tema e, ao comparar as narrativas, descobrir aproximações e distanciamento das falas nas diversas narrativas escritas. Três eixos emergiram em que se constatou a importância da Educação a Distância como um processo social de resposta às demandas definidas pela própria sociedade. Algumas práticas pedagógicas aconteceram na perspectiva da racionalidade técnica, mas constatou-se a preponderância da racionalidade prática. Ficou evidenciado; que as aprendizagens desses tutores presenciais sobre a sua função constroem-se a partir do contato com os pares, com os alunos, com a coordenação, com as situações inusitadas, tecidas n a própria prática pedagógica.

 


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