APRENDIZAGENS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE TUTORES NO CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO DO IFPI
Resumo
O presente artigo apresenta os resultados da pesquisa realizada durante o Curso de Especialização Gestão e Docência em EAD, na Universidade Federal de Santa Catarina. O objetivo geral da pesquisa foi caracterizar as aprendizagens a partir da prática pedagógica de tutores presenciais do curso de Segurança do Trabalho da Rede e-Tec do Instituto Federal do Piauí. Os objetivos específicos foram: definir o perfil desses tutores presenciais; analisar as concepções de Educação a Distância presentes no curso; e identificar a prática pedagógica propiciadora de aprendizagens da tutoria presencial. Com base nas discussões sobre Educação a Distância, sobre práticas pedagógicas na modalidade a distância e a tutoria presencial, e sobre aprendizagem para a atuação profissional e na perspectiva qualitativa, esta pesquisa descritiva buscou nas narrativas escritas, coletadas em memoriais dos sete tutores presenciais do curso e no questionário fechado que definiu o perfil dos tutores presenciais, os dados para sua investigação. Para as interpretações das narrativas, usou-se a análise temática que fez emergir dos tutores, suas ligações e percepções sobre o tema e, ao comparar as narrativas, descobrir aproximações e distanciamento das falas nas diversas narrativas escritas. Três eixos emergiram em que se constatou a importância da Educação a Distância como um processo social de resposta às demandas definidas pela própria sociedade. Algumas práticas pedagógicas aconteceram na perspectiva da racionalidade técnica, mas constatou-se a preponderância da racionalidade prática. Ficou evidenciado; que as aprendizagens desses tutores presenciais sobre a sua função constroem-se a partir do contato com os pares, com os alunos, com a coordenação, com as situações inusitadas, tecidas n a própria prática pedagógica.
Referências
BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. 4. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
BERTAUX, Daniel. Narrativas de vida: a pesquisa e seus métodos. São Paulo: Paulus, 2010.
BRASIL. Referenciais de qualidade para educação superior à distância. Brasília: SEED/MEC, 2007. Disponível em: . Acesso em: 15 set. 2013.
BRITO, Antonia Edna. Narrativa escrita na interface com a pesquisa e a formação de professores. In: MORAES, Dislane Zerbinatti; LUGLI, Rosário Silvana Genta. (org.). Docência, pesquisa e aprendizagem: (auto) biografias como espaços de formação/investigação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.
CORTELAZZO, I. B. de C. Prática pedagógica, aprendizagem e avaliação em Educação a Distância. Curitiba: Intersaberes, 2013.
____________ Tutoria e autoria: novas funções provocando novos desafios na educação a distância. EccoS Revista Científica, São Paulo, v. 10, n. 2, p. 307-325, jul./dez. 2008. Disponível em: Acesso em: 07 jul. 2013.
CORTINHAS, Maristela Sobral. Tutoria presencial de polo de apoio em EAD: um diferencial para educação a distância. Anais EDUCERE 2008. Disponível em: . Acesso em: 31 março 2013.
COUTINHO, Laura Maria. Imagens sem fronteiras: a gênese da TV Escola no Brasil. In:
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Para um currículo de formação de pedagogos: indicativos. In: PIMENTA, Selma Garrido (org.). Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 101-129.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Práticas pedagógicas nas múltiplas redes educativas. In: LIBÂNEO, C.; ALVES, N. Tema de pedagogias: diálogo entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012. p. 169-188.
GÓMEZ, Angel Pérez. O pensamento prático do professor: A formação do professor como profissional reflexivo. In: NÓVOA, Antonio. (org.). Os professores e a sua formação. Porto, Portugal: Porto Editora, 1992.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 12. ed. São Paulo, Cortez, 2010.
MASETTO, Marcos T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, José Manuel et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000. p. 133-173.
MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, José Manuel et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000. p. 11-65.
MOREIRA, Herivelto.; CALEFFE, Luiz Gonzaga. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
OLIVEIRA, Newton Ramos. A escola, esse mundo estranho. In: PUCCI, Bruno. (org.). Teoria crítica e educação a questão da formação cultural na Escola de Frankfurt. Petrópolis, RJ: Vozes; São Carlos, SP: EDUFISCAR, 1994.
PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; SOUZA, Vera Lucia Trevisan de. (org.). Aprendizagem do adulto professor. São Paulo: Edições Loyola, 2006.
POIRIER, J.; CLAPIER-VALLADON; RAYBAUT, Paul. Histórias de vida: Teoria e Prática. Oeiras: Celta Editora, 1995.
REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues. Políticas públicas e desenvolvimento profissional de professores: a escola como foco de formação. In: REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Teorização de práticas pedagógicas: escola, universidade, pesquisa. São Carlos: EdUFSCar, 2009.
REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues; REYES, Claudia Raimundo. Reflexões sobre o fazer docente. São Carlos: EdUFSCar, 2009.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Revista Educação & Tecnologia
ISSN IMPRESSO 1516-280X
ISSN ELETRÔNICO 2179-6122