APRENDENDO MATEMÁTICA AO SE PROGRAMAR NO SCRATCH

Airan Priscila de Faria, Marcelo Souza Motta

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar a ferramenta de programação Scratch, destacando o seu potencial na aprendizagem de conceitos matemáticos. A pesquisa caracterizou as principais ferramentas do software e suas principais contribuições ao desenvolvimento das competências e habilidades essenciais ao desenvolvimento da fluência e criticidade tecnológica. O quadro teórico buscou aporte de pesquisadores das tecnologias educacionais e da aprendizagem mediada pelo uso do computador. Os principais apontamentos deste estudo mostram que o Scratch pode criar um espaço educativo, em que o aluno é agente ativo na construção de sua aprendizagem, e o ambiente criado torna a transição entre os conceitos matemáticos e a programação um espaço lúdico e colaborativo.

Palavras-Chave: Ensino de Matemática; Software de Programação; Scratch.


Texto completo:

PDF

Referências


LIMA, R. R. da SILVA de; SANTOS, M. B. dos. Angry Birds no mundo das Funções Afim e Quadrática Aprendendo Matemática com Scratch. Encontro Regional de Estudantes de Matemática da Região Sul. Universidade Federal do Pampa. Rio Grande do Sul: Bagé, 2014. Disponível em: . Acesso em: 12 set. 2015.

MARJI, M. Aprendendo a programar com Scratch. São Paulo: Novatec Editora Ltda, 2014.

PRENSKY, M. Digital Natives, Digital Immigrants. On the Horizon, v. 9, n. 5, out. 2001.

RESNICK, M., MALONEY, J., MONROY-HERNÁNDEZ, A., RUSK, N., EASTMOND, E., BRENNAN, K., MILLNER, A., ROSENBAUM, E., SILVER, J., SILVERMAN, B., KAFAI, Y. Scratch: Programming for all. In: Communications of the ACM, nov. 2009, vol. 52, n°11, 2009. Disponível em: < http://www.web.media.mit.edu/~mres/papers/Scratch-CACM-final.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2016.

VALENTE, J. A. Computadores e Conhecimento: repensando a educação. 2. ed. Campinas, SP: UNICAMP/NIED, 1998. 501 p.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Educação & Tecnologia

ISSN IMPRESSO 1516-280X

ISSN ELETRÔNICO 2179-6122