A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO MAGISTÉRIO E AS POSSIBILIDADES DE USO DO CELULAR NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Resumo
O objetivo desta pesquisa é construir uma prática pedagógica inovadora que potencialize a aprendizagem de Matemática e Ciências na formação de professores do magistério. Os conteúdos ministrados foram as operações básicas - adição, subtração, divisão, multiplicação de frações - numa relação de alimentação saudável. Para isto foi utilizado o aplicativo (APP) TECNONUTRI. Inicialmente os professores construíram um diário de 12 dias da alimentação o qual foi inserido no APP que gerou gráficos para análises (percentual) do consumo de calorias, proteínas, carboidratos, açúcar, fibra alimentar, gorduras, sódio, cálcio e ferro. A metodologia utilizada foi os três momentos pedagógicos (3MP). No final das atividades um questionário foi aplicado para investigar a prática pedagógica que relacionou o Ensino de Matemática, Ciências e o uso do celular como ferramenta de apoio. Os resultados mostraram que um grupo de professores tem alimentação abaixo e outro acima do recomendado por nutricionistas, no entanto a maioria encontra-se nos padrões de uma alimentação saudável e que usar o celular relacionando os conteúdos contribuiu com o ensino e a aprendizagem e os estudantes do magistério solicitaram mais atividades, pois o celular é uma tecnologia de fácil acesso e pode ser usada na sala de aula de forma contextualizada.
Palavras-chave: Ensino de Matemática, Ciências, Formação de professores, Celular, Alimentação Saudável.
Referências
BRITO, G. Tecnologias de informação e comunicação: controle e descontrole título do trabalho; Inclusão digital do profissional professor: entendendo o conceito de tecnologia. Atas do 30º Encontro Anual da ANPOCS, 24 a 28 de outubro de 2006. Disponível em < http://portal.anpocs.org/portal/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=3475&Itemid=232 >. Acesso em 26 maio 2016.
BRITO. S. G.; PURIFICAÇÃO, I. Educação e novas tecnologias: um repensar. Ed. Intersaberes Série Tecnologias Educacionais. 1ª ed. Curitiba Paraná, 2011.
BUENO, N. L. O desafio da formação do educador para o ensino fundamental no contexto da educação tecnológica. Revista Educação & Tecnologia. Vol. 5. nº 5, 2000. UTFPR. Curitiba Paraná. Disponível em: . Acesso em: 12 jul. 2016.
COSTA, Jeremias. F.; GIOPPO, Christiane; CAMARGO, Sérgio. O celular e o ensino de ondas na escola: uma proposta preliminar. Atas do II Congresso Internacional TICEDUCA, 2012. Lisboa Portugal: Editora Universidade de Lisboa, 2012. Disponível em: . Acesso em 19 mar. 2016.
COSTA, J. F.; CAMARGO, S,; GIOPPO, C. Uso do Aparelho Celular por Estudantes do Ensino Médio para ouvir música: um prazer perigoso. Atas do IX ENPEC. Editora da ABRAPEC. Águas de Lindóia, SP, 2013. Disponível em < http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/resumos/R1336-1.pdf >. Acesso em 19 mar. 2016.
COSTA, J. F,; CAMARGO, S.; GIOPPO, C. Ensino de ondas sonoras/poluição sonora utilizando o aparelho celular como ferramenta de apoio. Atas do XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física SNEF, 26 a 30 de janeiro de 2015. Uberlândia Minas Gerais. Disponível em > http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxi/sys/resumos/T0405-2.pdf >. Acesso em 15 maio 2016.
COSTA, J. F. Poluição Sonora: que trem é esse no meu celular. Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação Ensino de Ciências e em Matemática PPGECM-UFPR, 2015. Disponível em:
. Acesso em 26 maio 2016.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 4ª ed. São Paulo. Editora Cortez, 2011. Coleção Docência em Formação.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 51ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
LOBATO, A.; PEDRO, N.; As tecnologias móveis no processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa.: um estudo exploratório do cenfic. Atas do II Congresso Internacional TICEDUCA, 2010. Lisboa Portugal. Universidade de Lisboa, 2012. Disponível em < http://ticeduca2010.ie.ul.pt/>. Acesso em: 23 mar. 2016.
MOURA, A.; CARVALHO, A.; Enquadramento teórico para a integração de tecnologias móveis em contexto educativo. Atas do I Congresso Internacional TICEDUCA, 2010. Lisboa Portugal: Universidade de Lisboa 2010. Disponível em < http://ticeduca2010.ie.ul.pt/>. Acesso em: 26 mar. 2016.
PARANÁ. Sistema Estadual de Educação. Lei 18118 24 de junho de 2014. Proibição do uso de celular na sala de aula. Disponível em < http://www.legislacao.pr.gov.br/legislacao/listarAtosAno.do?action=exibir&codAto=123359> Acesso em 03 jun. 2016.
RAMINHOS, L.; FERREIRA, M. J.; CORREIA, S.; PEREIRA, M. J.; Tecnologias móveis no ensino de multimédia. Atas do II Congresso Internacional TICEDUCA, 2012. Lisboa Portugal, Universidade de Lisboa, 2012. Disponível em . Acesso em 26 mar. 2016.
SANTOS, D. M. B.; DURAM, A. A.; BURNHAM, T. F.; O uso dos dispositivos móveis durante a aula: analise de um recorte da realidade de universidades publicas do Brasil. Atas do II Congresso Internacional TICEDUCA. 2012. Lisboa Portugal: Universidade de Lisboa. Disponível em < http://ticeduca2010.ie.ul.pt/>. Acesso em: 9 dez. 2012.
_______. D. M. B.; DURAM, A. A.; BURNHAM, T. F.; Dispositivos móveis em sala de aula: uma revisão bibliográfica. Atas do II Congresso Internacional TICEDUCA. 2012a Lisboa Portugal: Universidade de Lisboa. Disponível em . Acesso em> 9 mar. de 2016.
SANTOS, G. F.; ALMEIDA, M. B.; BORGES, M. A. F.; JESUS. V. G. S. de. Tecnologias Móveis com conexão sem fio na Escola e a Organização do Trabalho Pedagógico. Atas do II Congresso Internacional TICEDUCA, 2012. Lisboa Portugal: Universidade de Lisboa. Disponível em . Acesso em: 12 abr. 2016.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Revista Educação & Tecnologia
ISSN IMPRESSO 1516-280X
ISSN ELETRÔNICO 2179-6122