PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESPAÇOS PÚBLICOS DA CIDADE DE CURITIBA PR

Inês Terezinha Bonatto, Delzeli Mainardes, José Mario Mendes, Maclovia Corrêa da Silva

Resumo


A Educação Ambiental é um instrumento de comunicação que veicula saberes e conhecimentos e pode fazer parte das atividades de visitas a parques, jardins, praças e bosques. A sensibilização dos visitantes para com a natureza passa pelo uso de dos nossos sentidos (olfato, paladar, visão, audição e das várias formas de tato). Esta é uma forma de reproduzir ações que apontem a importância e a interdependência de preservação e de conservação dos espaços naturais e dos ciclos de vida da fauna e da flora. Assim, as potencialidades da educação e as questões culturais apresentaram elementos para a proposta deste estudo que foi lançar desafios aos moradores para explorar as sensações e sensibilidades que valorem os espaços urbanos preservados, em especial aqueles que são abertos para visitação. Foram simuladas vivências para despertar a sensibilidade e consciência das riquezas do mundo físico que nos rodeia, e para rever definições e conceitos sobre a Natureza Humana, a Natureza Física e a Educação Ambiental. Foram registradas as situações consideradas harmônicas e críticas por meio de fotografias. Como resultado verificou-se que, as pessoas que frequentam os parques, bosques e praças da capital, e Região Metropolitana de Curitiba mantêm comportamentos e atitudes que marcam a distância entre integrar e interagir com a natureza por meio de atividades urbanas de lazer. Conclui-se que ao caminhar, praticar atividades de autoconhecimento, práticas esportivas, meditação, ou simplesmente estar no parque ou praças, acompanhando os animais de estimação, ou então com a família, são formas de buscar qualidade de vida nas cidades. Resta aliar a isto a parte dos deveres citadinos, que seriam, sobretudo, aqueles que dizem respeito a preservar e conservar estas áreas verdes públicas para que haja uma maior interação entre o ambiente natural e o ambiente urbano. Certamente, há muitos modos de fazer isto acontecer, em especial colocar em primeiro plano os cincos sentidos para redefinir as idéias das relações do ser humano com a natureza.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais

ISSN IMPRESSO 1516-280X

ISSN ELETRÔNICO 2179-6122