AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR
Resumo
Este trabalho discute a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação - TICS no ambiente escolar, identificando possíveis benefícios para, a partir daí, propor sua implantação em uma escola municipal. A pesquisa foi divida em duas etapas: Na primeira realizou-se uma revisão de literatura sobre a utilização das TICS no ambiente escolar e nos conhecimentos sobre seus benefícos para a educação. A segunda caracterizou-se pela observação de uma escola municipal situada no bairro do Jacintinho, Maceió/AL.Com base em tais observações foi possível traçar o perfil desta escola e, somando-se à teoria abordada sobre o assunto, elaborar uma proposta de implantação. Os resultados apontam para a viabilidade da implantação das TICS na escola observada, sendo necessário trabalhar a capacitação dos docentes visando estimular e dar possibilidades para integrar as atividades pedagógicas curriculares com os software[1]are educacionais, que podem ser otimizados utilizando a internet. Diante de tais reflexões foi possível constatar a relevância das tecnologias como ferramentas pedagógica no âmbito escolar, destacando a necessidade da formação continuada para o professor e a extensão da implantação aqui proposta para outras escolas com perfis semelhantes.
[1] Esta palavra inglesa não varia no plural.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2015 Revista Educação & Tecnologia
ISSN IMPRESSO 1516-280X
ISSN ELETRÔNICO 2179-6122