AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR

Maria Natalia Santos da Silva, Maria Marlene Santos

Resumo


Este trabalho discute a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação - TICS no ambiente escolar, identificando possíveis benefícios para, a partir daí, propor sua implantação em uma escola municipal. A pesquisa foi divida em duas etapas: Na primeira realizou-se uma revisão de literatura sobre a utilização das TICS  no ambiente escolar e nos conhecimentos sobre seus benefícos para a educação. A segunda caracterizou-se pela observação de uma escola municipal situada no bairro do Jacintinho, Maceió/AL.Com base em tais observações foi possível traçar o perfil desta escola e, somando-se à teoria abordada sobre o assunto, elaborar  uma proposta de implantação. Os resultados apontam para a viabilidade da implantação das TICS na escola observada, sendo necessário trabalhar a capacitação dos docentes visando estimular e dar possibilidades para integrar as atividades pedagógicas curriculares com os software[1]are educacionais, que podem ser otimizados utilizando a internet. Diante de tais reflexões foi possível constatar a relevância das tecnologias como ferramentas pedagógica no âmbito escolar, destacando a necessidade da formação continuada para o professor e a extensão da implantação aqui proposta para outras escolas com perfis semelhantes.


[1] Esta palavra inglesa não varia no plural.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Revista Educação & Tecnologia

ISSN IMPRESSO 1516-280X

ISSN ELETRÔNICO 2179-6122