EXERGAMES: UM DESAFIO À EDUCAÇÃO FÍSICA NA ERA DA TECNOLOGIA

Cesar Augusto Otero Vaghetti, Rosária Ilgenfritz Sperotto, Rafael Penna, Rodrigo Inácio de Castro, Silvia Silva da Costa Botelho

Resumo


A cultura digital é uma realidade na sociedade atual, com capacidade para modificar profundamente a educação de crianças e jovens. Jogos digitais, computacionais e videogames estão sendo utilizados na educação, por facilitarem os processos de ensino e de aprendizagem. Recentemente na área da computação conhecida como Interação Homem Computador, foi desenvolvida uma nova classe de games, denominada Exergame. Devido à faculdade de utilização de tecnologias de emulação perceptiva e atuação, esses games possibilitam que a aprendizagem de novas habilidades seja tão proveitosa quanto a prática de exercício físico. Essa tecnologia representa um novo desafio ao ensino de Educação Física, tanto para os níveis escolar e superior. O jogo é o grande conteúdo da Educação Física e através dele é possível ensinar de forma lúdica os esportes, as lutas, as danças, as ginásticas e até mesmo ensinar o jogo com o próprio jogo. Exergames podem ser usados como ambientes virtuais de aprendizagem para o ensino de Educação Física escolar. No ensino superior, eles podem auxiliar na visualização dos conteúdos de disciplinas como Fisiologia do Exercício, Biomecânica e Aprendizagem Motora, além de possibilitar a iniciação esportiva e o ensino de diferentes esportes. 


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