CONTEXTUALIZAÇÃO DA ARTE, DA TÉCNICA E DA TECNOLOGIA NO DESIGN INDUSTRIAL: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA ELECTROLUX/CURITIBA-PR

Ana Lucia Verdasca Guimarães, Herivelto Moreira, João Augusto de Souza Leão de Almeida Bastos, Maria Leni Gapski, Maristela Mitsuko Ono, Marinês Ribeiro dos Santos

Resumo


O principal objetivo deste estudo foi verificar a contribuição da arte, da técnica e da tecnologia na área de design de produtos. O estudo foi conduzido na empresa Electrolux, uma organização de porte nacional localizada em Curitiba, devido à sua importância e representatividade no campo do design industrial. O marco teórico, apresentado no segundo capítulo, traz uma abordagem sobre os novos paradigmas produtivos, a contextualização do design industrial, o desenvolvimento de novos produtos e as inovações tecnológicas. No terceiro capítulo, apresentamos o trabalho de campo, com a justificativa da pesquisa, a história da empresa e a evolução de seus produtos, a metodologia e procedimentos adotados neste estudo de caso e seus resultados. Finalmente, no quarto capítulo, apresentamos as considerações finais, com os principais resultados obtidos, onde discutimos o posicionamento da empresa frente ao papel do design, às inovações tecnológicas, e seus procedimentos no desenvolvimento de produtos, no decorrer de seu processo histórico. Além disso, enfatizamos as qualidades essenciais do profissional de design, considerando as particularidades da empresa. Neste sentido, destacamos alguns aspectos, tais como a distância existente entre a formação teórica e as necessidades práticas, bem como a importância do processo de comunicação no desenvolvimento das pessoas e da organização, abrindo, desta forma, um novo campo de possibilidades para futuras investigações na área de design.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais

ISSN IMPRESSO 1516-280X

ISSN ELETRÔNICO 2179-6122