PRÁTICA PEDAGÓGICA HISTÓRICO-CRÍTICA APLICADA AOS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Tatiana Pereira de Lima, Josiane Benato, Roseli Terezinha Alves

Resumo


 

Com base na Pedagogia Histórico-Crítica, o presente artigo propõe uma dinâmica de ensino que tem como objetivo principal possibilitar ao aluno do PROEJA/EJA que veja a Matemática Comercial e Financeira como um conteúdo concreto, de forma que estabeleça uma relação direta entre o cotidiano do educando e a teoria exposta em sala de aula. Por meio de pesquisas, simulações de compra e venda e cálculos financeiros, o educando tornar-se-á sujeito do processo dialético no seu dia-a-dia. Esta atividade visa a formação de um cidadão e consumidor crítico com o domínio necessário dos conhecimentos matemáticos financeiros. O objetivo de proporcionar ao educando tal conhecimento é possibilitar discernimento para melhores decisões em determinadas transações comerciais e também o ingresso nessa área do mercado de trabalho.


Texto completo:

PDF