CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA SOLO NA ESCOLA DO DEPARTAMENTO DE SOLOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PARA O ENSINO DE SOLOS
Resumo
Criado em 2002, o projeto Solo na Escola, desenvolveu suas atividades como resultado do descaso e a forma equivocada e desatualizada que os livros didáticos do ensino fundamental e médio tratam o tema solos, assim como pela crescente degradação desse recurso natural vital para a sobrevivência dos organismos no ecossistema terrestre, Nesses materiais o solo é considerado apenas como tendo uma única função, ou seja, atividades agrosilvipastoris, ficando desprezado as demais importantes funções que desempenha no meio ambiente tais como armazenamento da água da chuva, reservatório de nutrientes para as plantas, filtragem de impurezas e contaminante das águas, suporte da vegetação, habitat de macro e microorganismos, e seqüestro de carbono. O projeto tem como objetivo geral sensibilizar a sociedade como um todo da importância do solo o qual, juntamente com o ar e a água, permitem a manutenção da vida. Os objetivos específicos são desenvolver e divulgar material didático (vídeos, manuais, livros, painéis, mapa simplificado de solos do Paraná), assim como promover cursos de extensão. O público alvo principal é escolares e professores do ensino fundamental e médio. A metodologia seguida é através cursos de extensão e visitas de escolares (exame de solo em trincheira e desenvolvimento de atividades interativas na exposição didática de solos que conta com 35 experimentos demonstrações com solos. Como resultado, já foram realizados 20 cursos e eventos de extensão com participação de aproximadamente 700 professores, assim como recebemos mais ou menos 7 mil escolares. A ótima receptividade é altamente motivante o que nos autoriza a dar continuidade as atividades do projeto.
Palavras-chave
solos; meio ambiente; ensino fundamental e médio; extensão universitária