EDUCAÇÃO NECESSÁRIA: DIVERSIDADE NA EJA FASE I EM CANTAGALO-PR

Patrícia Romana Dallastra, Cleci Irene Trentin Kruger

Resumo


 

Este artigo se constitui parte do estudo monográfico, de caráter exploratório que ainda está em processo de construção intitulado: Educação Necessária: Diversidade na EJA Fase I em Cantagalo-Paraná apresentado ao III Curso de Especialização Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) pela UTFPR de Pato Branco. O foco do estudo é analisar quais os motivos que desencadearam jovens, adultos e idosos a retomarem seus estudos na EJA Fase I, através dos dados mencionados em questionários que envolverão os sujeitos- educandos da EJA. Inicialmente faz-se uma breve retomada histórica a respeito da EJA (Educação de Jovens e Adultos) no Brasil, desde o período colonial até os dias atuais, onde retrata como e porque ocorreu a descentralização de (EJA) séries iniciais do Estado para o município. Por fim, verificou-se o que os alunos de EJA esperam da escola se esta pode ser um encontro de sociabilidade ou ainda um espaço de construção de conhecimento. Sobretudo salientar que a EJA é um dos poucos ambientes escolares que dispõem de uma vasta diversidade etária e cultural e que como em qualquer outra sociedade vivenciam múltiplas e diferentes experiências sociais e humanas.

Palavras-Chave: Educação, EJA e diversidade.


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