ENSINO PROFISSIONALIZANTE: A NECESSIDADE DE UM COMPROMISSO POLÍTICO NO ESTADO DO PARANÁ

Enio Roberto Galli, Everton Artuso, Lucas Luciano Matana, Rodrigo Fernando Nespolo, Roseli Terezinha Alves

Resumo


 

A educação profissional técnica ao ensino médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), é a maneira, a qual nossos governantes procuram solucionar o problema da falta de mão de obra qualificada. No Paraná, o Decreto 5154/04 estabelece a organização curricular integrada entre educação profissional e educação geral no âmbito do ensino médio, iniciando no Estado a retomada da oferta pública e gratuita da formação para o trabalho, configurando-se na perspectiva de uma escola unitária e de uma educação tecnológica. Conforme o documento base do PROEJA (Brasil, 2005), a expansão da oferta pública da educação, o desenvolvimento de estratégias de financiamento público que permitam a obtenção de recursos para o atendimento de qualidade, a oferta de educação profissional dentro da concepção de formação integral do cidadão e o papel estratégico da educação profissional nas políticas de integração social, são compromissos que o governo do Estado do Paraná assume e deve, a partir de 2008, implementar na Rede Estadual de Educação.

Palavras-Chave: PROEJA, Educação Profissionalizante, Ensino


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