A CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL E A PRÁTICA DE SEPARAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE ACADÊMICOS DA UTFPR

Aline Cararo, Karolyne R. Rebonatto, Rafael Longo, Ricardo F. Dosciatti, Aline Lizzi

Resumo


 

A separação e reciclagem de resíduos sólidos são duas atividades mais trabalhadas em programas de educação ambiental e envolve a cidadãos das mais diversas faixas etárias, condições sociais, localização e profissões. Porém, não é raro encontrar indivíduos com opiniões diversas, desde os que não assumem sua responsabilidade individual até os que duvidam da possibilidade de controle da poluição ambiental. Diante do desafio de incitar a conscientização da responsabilidade individual e coletiva no uso e conservação de recursos naturais desenvolveu-se um estudo junto aos acadêmicos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas de Informação da UTFPR para verificar o nível de conscientização ambiental e seus reflexos em ações práticas, em especial para separação dos resíduos sólidos. Trata-se de um estudo de caso, de cunho predominantemente qualitativo, realizado através de observação participante e questionários aplicados durante os meses de maio e junho de 2008. Este estudo vem corroborar a idéia de que o desenvolvimento de práticas cotidianas induz a uma maior conscientização em relação à responsabilidade individual. Demonstra-se também a preocupação dos acadêmicos em relação à preservação do meio em que vivem, porém, indicam a necessidade de ações mais responsáveis e efetivas por parte das organizações.

Palavras-Chave: Resíduos sólidos; Meio Ambiente; Conscientização.


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