Uma reflexão a respeito do ensino de compreensão de leitura

Lourdes Terezinha Graebin Parise, Cleci Irene Trentin Krüger

Resumo


O presente artigo objetiva fazer uma reflexão a respeito do ensino de compreensão de leitura, tendo em vista que esse processo tem apresentado várias facetas nas salas de aula das escolas brasileiras. Assim, tomamos por base a análise de uma lição apresentada no livro Context, o qual foi confrontado a partir de categorias sugeridas por Pressley (in KAMIL et al, 2000) em What should comprehension instruction be the instruction of? Chegamos à conclusão de que tais sugestões encontram-se presentes na lição analisada.

Palavras-chave


leitura em LE, material didático, compreensão de leitura.

Texto completo:

PDF

Referências


CELANI, M. A. (org.) Ensino de segunda língua: redescobrindo as origens. São Paulo, Educ, 1997.

PRESSLEY, M. What should comprehension instruction be the instruction of? IN KAMIL, M. et all. Handbook of reading research. Mahwah, Lawrence Earlbaum Associate, 2000, pp.545-558.

SIQUEIRA, R. Context. 1. ed. São Paulo, Saraiva. 2000.

SENNA, L. Letramento ou leiturização? O sócio-interacionismo na Lingüística e na Psicopedagogia. In: Anais do 12o Congresso de Leitura do Brasil . Campinas, Associação de Leitura do Brasil. 2000, pp: 3203-3225.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.