A evolução dos sistemas Wireless

Keli Starck, Fábio Brignol de Moraes

Resumo


A tecnologia Wireless vem crescendo continuamente desempenhando papel importante no desenvolvimento da comunicação. De maneira geral, a tecnologia de redes Wireless, embora tenha sido padronizada e difundida comercialmente a partir de 1997, só em nossos dias começa a ser utilizada em larga escala no Brasil, permitindo que usuários com necessidades de mobilidade constante e acesso a informação on-line, como os médicos, trabalhadores de chão de fábrica, usuários do comércio e universitários tivessem uma alternativa para o mercado corporativo de solução de baixo custo e desempenho satisfatório. Este estudo consiste em uma pesquisa qualitativa, desenvolvida através de análise documental e pesquisa bibliográfica. Constatou-se, sobretudo, que o tema proposto é inovador no contexto industrial, pois se propõe a discutir a evolução das redes sem fio (Wireless). Tem-se assim, a compreensão da necessidade em desenvolver projetos a cerca dessa recente tecnologia, não como um produto final alcançado, mas sim, como o processo que pode desencadear o conhecimento de novas tecnologias de comunicação.

Palavras-chave


Wireless, Comunicação sem fio, padrão 802.11.

Texto completo:

PDF

Referências


CASTRO, M. C. F. de. Introdução a Sistemas de Comunicações Wireless.

PUCRS Faculdade de de Engenharia Departamento de Engenharia Elétrica. Comunicações Celulares. Disponível em: http://www.ee.pucrs.br/~decastro/pdf/CC_Cap1.pdf. Acesso em: 20 jul. 2006.

BOARETTO, N. Tecnologia de Comunicação em Scada Enforque em Comunicação Wireless com Espalhamento Espectral. 2005. Dissertação de Mestrado em Engenharia de Produção, CEFET-PR, Ponta Grossa.

CUNHA, R. L. R. Redes Wireless em Ambiente Industrial. Revista Mecatrônica Atual. Ano 4. São Paulo: Atual, nov/2005.

CUNHA, A. F. WiMAX: a revolução sem fio. Revista Saber Eletrônica. Ano 42. São Paulo: Saber, mai/2006.

FERREIRA, A A; Robson, G. O Paradigma Computacional da Próxima Década. I Escola de Informática da SBC, Edição Norte, Pará, 1999.

RIBAS, J. C. da C. Perfil de link sem fio em ambiente aberto: avaliação através de medições. Florianópolis, 2002. Exame de Qualificação (Mestre em Ciência da Computação) Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.