Cadeias absorventes de Markov no processo produtivo de filé congelado de pescada

Rogério Malta Branco, Antônio Sérgio Coelho

Resumo


Com o intuito de utilizar métodos estocásticos em sistemas produtivos visando o aprimoramento das análises e tomadas de decisão é que objetiva-se aplicar as cadeias estacionárias de Markov em um estudo de caso que demonstre estas potencialidades. Este método é aplicado no sistema agroindustrial, mais precisamente no setor agroalimentar (pesca), com a finalidade de analisar algumas etapas do processo de produção de filé congelado, de forma a auxiliar na mudança existente do setor, de tornar-se menos artesanal e mais competitivo.

Palavras-chave


Métodos estocásticos, Cadeias de Markov.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, R. & DELGADO, C. Processos Estocásticos, Porto: Portugal, 1997. Disponível em: http://www.de.ufpe.br/~rjdsc/teaching/et301/handouts/Economia,%20Porto-Processo%20de%20Markov.pdf. Acessado em: 01 de junho de 2006.

CHAPMANN, S.J. Programação em Matlab para engenheiros, São Paulo: Editora Thompson, 2003

GOMES, C. & RIBEIRO, P. Gestão da Cadeia de Suprimentos Integrada à Tecnologia da Informação. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.

RODRIGUES, G.S. Tecnologia de grupo: uma proposta de arranjo celular para sistemas produtivos. Santa Maria, 2004. Dissertação (Mestrado) Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Maria.

ROSA, M.P. Cadeias absorventes de Markov. Porto Alegre, 2006, Disponível em< http://pucrs.campus2.br/~mroza/ads/cadab.doc>. Acessado em: 08 jun. 2006.

SHAMBLIN, J.E. & STEVENS JR., G.T. Pesquisa Operacional: uma abordagem básica. São Paulo: Atlas, 1986.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.