Relação entre acidente do trabalho e a produtividade da mão-de-obra na construção civil

José Miguel Etchalus, Antonio Augusto de Paula Xavier, Luiz Alberto Pilatti

Resumo


O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma pesquisa para proporcionar uma maior conscientização na implantação de programas de prevenção de acidente e responsabilidade no trabalho, desde a conceituação legal do que se entende por acidente do trabalho, até a suas conseqüências negativas, no que se relaciona aos aspectos econômicos, sociais e humanos. Aponta aspectos importantes relacionando a produtividade com a segurança dos trabalhadores no ambiente do canteiro de obras, enfocando a necessidade de planejar o ambiente de trabalho para reduzir os acidentes, para que desta forma seja possível manter ou aumentar a produtividade esperada. Os acidentes do trabalho têm influencia direta sobre a produtividade e por conseqüência sobre os custos de produção, envolvendo os custos diretos e indiretos do acidente, abordando a importância da redução destes para o aumento de competitividade da empresa, mostrando desta forma que a prevenção de acidentes se torna um investimento para a organização e não um custo elevado.

Palavras-chave


Construção civil, segurança do trabalho, produtividade.

Texto completo:

PDF

Referências


ABNT. NR-17 Ergonomia. Rio de janeiro

ABNT. NR-18 Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção. Manuais de Legislação Atlas, Segurança e Medicina do Trabalho.52 Ed.Atlas. São Paulo, 2003

CRUZ, Sybele M. S. Gestão da segurança e saúde ocupacional nas empresas de construção civil. Dissertação de mestrado em Engenharia de produção. Universidade federal de Santa Catarina. Florianópolis 1998.

FALCÃO, C. & ROUSSELET. E.S. A segurança na obra. Editora Interciência LTDA.Rio de Janeiro,1999.

GEHBAUER, F et al. Planejamento e gestão de obras. Curitiba: Cefet-PR, 2002.

MACHLINE, C. et al. Manual da administração da produção. 7. ed. Rio de Janeiro: Ed. da Fundação Getulio Vargas, 1984.

MAYER, R. R. Administração da produção. São Paulo: Atlas, 1981.

Ministério da Previdência Social. Estatísticas de Acidente do Trabalho, 2006. Disponível em: http://www.previdenciasocial.gov.br. Acessado em 12/05/2006.

Ministério do trabalho e emprego. Segurança do trabalho. Disponível em www.mte.gov.br. Acesso em 23/04/2006.

SLACK, N et al.. Administração da produção. São Paulo : Atlas, 1996.

XAVIER, A.A P. Introdução à engenharia do trabalho. Apostila do Curso de Especialização de Engenharia de Segurança do Trabalho. Pato Branco : UTFPR, 2002.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.