Aspectos da tecnologia da informação em pequenas empresas da construção civil

José Miguel Etchalus, Antonio Augusto de Paula Xavier, Luciano Scandelari

Resumo


Devido à grande quantidade de informações, a indústria da Construção Civil está aos poucos introduzindo a Tecnologia da Informação (TI). Este trabalho procura analisar, através de revisão bibliográfica, o uso de novas Tecnologias de Informação e Comunicação para as pequenas empresas do setor da Construção Civil e o papel dessa tecnologia como elemento integrador no setor de edificações. O objetivo principal é o de se discutir a possibilidade da TI deixar de ser somente uma ferramenta de suporte no setor, e passar a fazer parte da estratégia das empresas que nele atuam, tal como vem acontecendo na maioria das indústrias. Algumas dificuldades e deficiências na implantação da TI, como custo e profissionais desqualificados, não devem ser vistas como obstáculos para a implantação. Será necessário realizar mudanças nos procedimentos em uso e o sucesso da implantação da TI irá tornar a empresa mais competitiva.

Palavras-chave


Pequenas empresas, Tecnologia da informação.

Texto completo:

PDF

Referências


CINTRA, M. A. R; OLIVEIRA, V.F; NAVEIRO, R. M; A Gestão de projetos e as tecnologias da informação nas pequenas e médias empresas construtoras de edificações. In: V Congresso De Engenharia Civil. Juiz de Fora : 2002.

FREITAS, M.C; LIMA, L. M. S; CASTRO, J. E.E. Aplicação das novas tecnologias para seleção da informação no setor da construção civil. Produção On-line. Florianópolis, v.1,n.1,2001.

HOFFMANN, E. Elaboração e armazenamento de documentação de sistemas informatizados. Curso de pos graduação em gestão da informação e inovação tecnológica. Curitiba : Fundação de estudos sociais do Paraná, 2002.

LAUDON, K. C e LAUDON, J. P. Gerenciamento de Sistemas de Informação. Rio de Janeiro : LTC , 1999.

NASCIMENTO, L.A, SANTOS E.T. A contribuição da Tecnologia da Informação ao processo de Projeto na Construção Civil. Revista Ambiente construído. v.3,n.1,p.69-81, jan/mar. São Paulo : Escola Politécnica de USP, 2003.

NOBRE, S. Gerência de Projetos. São Paulo : Universidade Paulista, 1999

PRATES, G. A. Tecnologia De Informação Em Pequenas Empresas Analisando Empresas Do Interior Paulista. Revista Administração On Line, v. 04, n. 04, p. 1-13, São Paulo, 2003. Disponível em http://www.fecap.br/adm_online/adol/artigo.htm. Acesso em 23/04/2006.

TOLEDO, R.; ABREU, A. F.; JUNGLES, A. E. A difusão de inovações tecnológicas na indústria da construção civil. Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ENTAC, Salvador, 2000.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.