Prevenção e análise de aspectos quantitativos dos acidentes do trabalho

José Miguel Etchalus, Antonio Augusto de Paula Xavier, João Luiz Kovaleski

Resumo


O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma pesquisa para proporcionar uma maior conscientização na implantação de programas de prevenção de acidente e responsabilidade no trabalho. Desde a conceituação legal do que se entende por acidente do trabalho, até suas conseqüências negativas, no que se relaciona aos aspectos econômicos, sociais e humanos. Serão descritas as causas de acidentes, desde os atos inseguros, até as condições inseguras, havendo um desenvolvimento sobre a importância da prevenção de acidentes do trabalho na indústria da construção civil. Assim como realizar um levantamento estatístico das ocorrências notificadas na Previdência Social, referentes acidentes típicos, trajeto e doença do trabalho em nível de Brasil, Região sul, e Estado do Paraná, também uma análise dos acidentes registrados na Região Sudoeste do Paraná nos anos 2001, 2002, 2003.

Palavras-chave


Construção civil; Segurança do trabalho; prevenção e acidentes.

Texto completo:

PDF

Referências


ABNT. NR-18. Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção. Manuais de Legislação Atlas, Segurança e Medicina do Trabalho. 52 Ed.Atlas. São Paulo, 2003.

BENITE, A.G. Sistema de Gestão de segurança e saúde no Trabalho para empresas construtoras. Dissertação de mestrado na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo 2004.

BRASIL. MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL. Estatísticas de Acidente do Trabalho, 2006. Disponível em: http://www.previdenciasocial.gov.br/

BRASIL. MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO. Segurança do trabalho. Disponível em www.mte.gov.br.

CRUZ, Sybele M. S. Gestão da segurança e saúde ocupacional nas empresas de construção civil. Dissertação de mestrado em Engenharia de produção. Universidade federal de Santa Catarina. Florianópolis 1998.

FALCÃO, C. & ROUSSELET. E.S. A segurança na obra: Editora Interciência LTDA.Rio de Janeiro,1999

GONÇALVES, Edwar A. Manual de segurança e saúde no trabalho. São Paulo: Editora LTR, 2000.

Ministério da Previdência Social. Estatísticas de Acidente do Trabalho, 2006. Disponível em: http://www.previdenciasocial.gov.br. Acessado em 12/05/2006.

PIZA, F. F. T. Conhecendo e eliminando os riscos no trabalho. São Paulo: Editora Sesc/Fiesp/Senai, 2000.

SOUNIS, E. Manual de higiene e medicina do trabalho. 3 Ed. São Paulo: Icone, 1991.

TAVARES, J. D. C. Prevenção e Controle de Perdas em Segurança do Trabalho. São Paulo : Editora SENAC, 1996.

XAVIER, A. A. P. Introdução à engenharia do trabalho. Apostila do Curso de Especialização de Engenharia de Segurança do Trabalho. Pato Branco: UTFPR, 2002.

ZOCCHIO, A. Prática da Prevenção de Acidentes: ABC da segurança do Trabalho: Ed. ATLAS S.A, 2002.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.