Responsabilidade social empresarial no Brasil

Christina Garcia, Francielle Zancanaro, Simone Caldato, Taciana Tonial, Liliane Canopf

Resumo


O presente artigo visa analisar a responsabilidade social das organizações no atual cenário brasileiro. Para isso, aborda definições, conceitos e o histórico da responsabilidade social, teoria da reatividade e a ética. Além disso, apresenta alguns modelos de empresas responsáveis socialmente que deram certo no Brasil. Através da análise deste artigo se evidencia a importância da participação das empresas no sentido de garantir o bem-estar coletivo e ao mesmo tempo, utilizar a responsabilidade social destas organizações como estratégia competitiva que fortaleça a sua imagem institucional.

Palavras-chave


Responsabilidade social; Reatividade e ética; Responsabilidade social no Brasil.

Texto completo:

PDF

Referências


ASHLEY, P.A. Ética e responsabilidade social nos negócios. São Paulo: Saraiva, 2002.

ASHLEY, P.A.; COUTINHO, R.B.G.; TOMEI, P.A. Responsabilidade social corporativa e cidadania empresarial: uma análise conceitual comparativa. In: Anais Eletrônicos do XXIV Encontro Anual da ANPAD, 2000.

COUTINHO, R.B.G; MACEDO-SOARES, T.D.L.V.A. Gestão Estratégica com responsabilidade Social: Arcabouço Analítico para Auxiliar sua Implementação em Empresas no Brasil. Revista de Administração Comtemporanea/Associação nacional do programas de Pós-Graduação em Administração, Rio de Janeiro, v. 1, n.1, p. 75-96, jan/abril 1997.

FREEMAN, R.E.; STONER, J.A.F. Administração. Rio de Janeiro: Prientice-Hall, 1985.

INSTITUTO ETHOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL. Disponível em http://www.ethos.org.br. Acesso: em 03 de junho de 2006.

KRAEMER, M.E.P. Responsabilidade Social Uma alavanca para sustentabilidade. 2004. Disponível em : http://www.gestãoambiental.com.br/kraemer.php. Acesso em 03 de junho de 2006

MAIA, C. Responsabilidade Social no Brasil. Revista Exame fórum: um amplo e variado painel da cidadania corporativa do país. n. 855, 2005.

NESTLÉ. Disponível em: www.nestle.com.br. Acesso em 04 de junho de 2006.

PARATI. Disponível em: www.parati.com.br. Acesso em 04 de junho de 2006.

PASSADOR, C.S. A Responsabilidade social no Brasil: uma questão em andamento. VII Congresso International Del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública. Lisboa, Portugal, 2002. Disponível em: . Acesso em 04 de junho de 2006.

PASSADOR, C.S. A responsabilidade social no Brasil: uma questão em andamento. VII Congreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, Lisboa, Portugal, 8-11 de outubro de 2002.

PETROBRÁS. Disponível em: www.petrobras.com.br. Acesso em 04 de junho de 2006.

ROTHGIESSER, T. Quem é socialmente responsável? 2006 Disponível em: http://www.responsabilidadesocial.com/category/category_view.php?id=3. Acesso em 03 de junho de 2006.

TACHIZAWA, T. Organizações não governamentais e terceiro setor. São Paulo: Atlas, 2004.

TOLDO, M. Responsabilidade social empresarial. São Paulo: Petrópolis, 2002.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.