Seis SIGMA: uma estratégia evoluída

Adilson Carlos da Rocha, Nilsa Maria Guarda Canterle, Luiz Henrique Lima

Resumo


O presente trabalho busca resgatar aspectos do contexto da estratégia Seis Sigma e procura rever elementos integrantes da mesma e pontos dinâmicos da sua prática para articular uma discussão em torno de possíveis dificuldades e possibilidades. Partindo da origem de Seis Sigma, inicialmente com seu respaldo na estatística e posteriormente agregando componentes da gestão, procura-se evidenciar o peso e o papel estratégico do cliente em todos os processos, assim como a redução permanente e radical dos desperdícios, tecnicamente denominada defeitos, apontando para a importância de refletir sobre sua evolução em um contexto histórico e dinâmico. Tendo por método a pesquisa bibliográfica e documental o estudo caracteriza-se como uma abordagem exploratória e apresenta como principal conclusão que as pessoas são um ponto crítico e que Seis Sigma pode ser aperfeiçoado para incluir o desenvolvimento de lideres.

Palavras-chave


Seis Sigma, melhoria do processo, cliente, otimização do desempenho

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