O manejo de pragas da cultura da soja no Sudoeste do Paraná-2005/2006.

José Aparecido Ricieri, Marcio Martendal dos Passos, Marcos Sebem, Salatiel Turra, Alfredo Gouvea, Geliandro Feltrin, Marinez Gudoski, Sérgio Miguel Mazaro, Joel Donazzolo

Resumo


O objetivo do presente trabalho foi avaliar o manejo das pragas que ocorreram no Sudoeste do Paraná, através de entrevistas feitas com agricultores da região no período de abril a junho de 2006. Com base nos resultados obtidos conclui-se que no complexo de percevejos e lagarta são as pragas mais freqüentes. O controle é feito predominante com produtos químicos, sendo o Metamidafós o produto mais utilizado, no entanto, a maioria dos produtores avaliados estão dispostos a utilizar controle biológico caso estejam disponíveis no mercado, havendo, portanto necessidade facilitar o aceso a estes produtos.

Palavras-chave


Anticarsia gemmatalis, Nezara viridula, Sternechus subsignatus.

Texto completo:

PDF

Referências


GAZZONI, D.L.; OLIVEIRA, E.B.; CORSO, I.C.; CORRÊA-FERREIRA, B.S.; VILLAS BOAS, G.L.; MOSCARDI, F.; PANIZZI, A.R. Manejo de pragas da soja. Londrina: Embrapa Centro Nacional de Pesquisa de Soja, 1981, 44p. (Embrapa CNPSo, Circular Técnica 5).

MASCARENHAS, H.A.A. e TANAKA, R.T. Crescimento em vasos, de cultivares de soja e de trigo em função da saturação de alumínio. Scientia Agricola, 1995, v.52, n.2, p.257-262.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.