Manejo sanitário do rebanho leiteiro na região Sudoeste do Paraná

Fabiano Godoi, Marcel Hastenpflug, Tarcísio Alex Frois Balbé, Carlos Ney Olart Estivalet Junior, Alfredo de Gouvea

Resumo


O objetivo do presente trabalho foi avaliar o manejo sanitário do rebanho leiteiro na região Sudoeste do Paraná, para observar a incidência de parasitoses (endo e ectoparasitos) e quais os produtos estão sendo utilizados para controlá-los, ainda as vacinas e exames de doença infecto-contagiosa estão sendo realizados profilaticamente. Foram avaliadas 124 propriedades no período de abril a junho de 2006. Com base nos resultados obtidos pode-se concluir que o manejo sanitário do rebanho bovino de leite é realizado com uso de produtos sintéticos, com predomínio de alguns princípios ativos sobre os demais, demonstrando a necessidade de rotação destes ingredientes e mudança no manejo quanto a ambiente, instalações e animais, visando diminuir a carga parasitária e estresse dos animais.

Palavras-chave


endoparasitos, ectoparasitos, verminoses.

Texto completo:

PDF

Referências


LEDIC, I.L.; TONHATI, H.; VERNEQUE, R.S.; FARO, L.; MARTINEZ, M.L.; COSTA, C.N.; PEREIRA, J.C.C.; FERNANDES, L.O.; ALBUQUERQUE, L.G. Estimativa de parâmetros genéticos, fenotípicos e ambientes para as produções de leite no dia do controle e em 305 dias de lactação de vacas da raça Gir. R. Bras. Zootec., 2002, v.31, n.5, p.1953-1963.

SPINOSA, H.S.; GÓRNIAK, S.L.; BERNRDI, M.M. Farmacologia aplicada a Medicina Veterinária. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002. v. 1. 752 p.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.