Resgate histórico da industrialização e comercialização do leite na microregião de Pato Branco PR

Cleimary Fatima Zotti, Wilson Itamar Godoy, Marcio Triches

Resumo


A atividade leiteira no município, tem seus registros atrelados ao processo de colonização e desenvolvimento da região, sendo vista não como um ciclo, mas como uma importante e constante fonte de renda para as famílias produtoras. Buscou-se com esse trabalho verificar como se deu o processo de industrialização e comercialização do leite produzido na micro-região de Pato Branco-PR, e quais foram às conseqüências oriundas dessas mudanças. Para a realização da pesquisa realizou-se entrevistas semi-abertas, com informações chaves, aplicadas às pessoas mais antigas que estiveram de alguma forma envolvidas no início do processo (produtores ou não), além de consulta a documentos históricos disponíveis. Verificou-se que o processo de comercialização da atividade leiteira iniciou-se timidamente e cresceu ao longo dos anos por apresentar sempre grande demanda pela sociedade patobranquense. Com o aumento da população local, impulsionados pela globalização do comércio, surgem os primeiros laticínios da região, e com eles novas tecnologias, programas de governo e exigências sanitárias que interferiram no processo de produção e comercialização desse produto.

Palavras-chave


Agricultura familiar. Globalização.

Texto completo:

PDF

Referências


BOCCHESE, N. F. F. Pato Branco, sua história, sua gente. Pato Branco: Imprepel Gráfica e Editora Ltda, 2004. 239p.

FRENTE SUL DA AGRICULTURA FAMILIAR. Impactos da nova legislação do leite sobre a produção na agricultura familiar. Gráfica popular: Curitiba. Disponível em: . Acesso em: 20/08/2005.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 175 p.

GODOY, W. I. As feiras-livres de Pelotas, RS: Estudo sobre a dimensão sócio-economica de um sistema local de comercialização. Pelotas, 2005.284f. Tese (Doutorado) Produção vegetal. Faculdade de agronomia Eliseu Maciel. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2005.

GOMES, A. T., LEITE, J. L. B., & CARNEIRO, A. V. O Agronegócio do leite no Brasil. Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2001. 262p.

MATOS, L. A. A. de. Diagnóstico da cadeia produtiva do leite na região sudoeste do Paraná. Monografia apresentada para obtenção do título de Especialista em Agronegócio do Curso de Pós-graduação em agronegócio, departamento de Economia Rural e Extensão, Setor de Ciências Agrárias, UFPR, 2003.

MEIRELES, A. J. & ALVES D. R. Importância do leite longa vida para o desenvolvimento do mercado brasileiro de leite. In: O Agronegócio do leite no Brasil. Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2001. 262p.

PIEREZAN, S. AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO LEITE NOS DIFERENTES SISTEMAS DE PRODUÇÃO DO MUNICÍPIO DE CORONEL FREITAS SC. 2003, 75p. TCC para obtenção de Engenheira Agrônoma pela UnoChapecó.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.