Aspectos históricos da atividade leiteira no município de Pato Branco, PR

Cleimary Fatima Zotti, Wilson Itamar Godoy, Marcio Triches

Resumo


A atividade leiteira fez-se importante na região ao longo desses anos principalmente pelo uso constante de mão-de-obra e de terras não nobres. Buscou-se com esse trabalho analisar a cadeia produtiva do leite na micro-região de Pato Branco quanto à sua trajetória histórica e organização espacial. Sendo verificado através de entrevistas semi-abertas, com informações chaves, aplicadas às pessoas mais antigas que estiveram de alguma forma envolvidas com o início do processo (produtores ou não), além de consulta a documentos históricos disponíveis. Verificou-se que a atividade leiteira está presente no município a mais de cinqüenta anos, onde foi introduzida por imigrantes de origem alemã e italianas principalmente, vindos em sua maioria do Rio Grande do Sul, tendo sido de fundamental importância para o sustento de inúmeras famílias que viviam no meio rural. No entanto dos pioneiros, somente permaneceram na atividade os que buscaram especializar-se; atender as exigências do mercado e investiram sempre que possível.

Palavras-chave


Agricultura Familiar. Dificuldades. Manejo

Texto completo:

PDF

Referências


GOMES, A. T., LEITE, J. L. B., & CARNEIRO, A. V. O Agronegócio do leite no Brasil. Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2001. 262p.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002. 175 p.

CAMPANHOLA, C. Leite - produto fundamental para o combate à fome e a geração de renda no campo. 2003.

BOCCHESE, N. F. F. Pato Branco, Sua história, sua gente. Pato Branco-PR: Imprepel Gráfica e Editora Ltda, 2004. 239p.

SEAB/DERAL. Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2005.

PEREIRA, José Carlos. Vacas leiteiras: Aspectos práticos da alimentação. Viçosa: Aprenda Fácil, 2000. 198p.

TESTA, V. M. et. al. A escolha da trajetória da produção de leite como estratégia de desenvolvimento do Oeste Catarinense. Florianópolis: SAR, 2003. 130p.

PIEREZAN, S. Avaliação da qualidade do leite nos diferentes sistemas de produção do município de coronel freitas sc. Chapecó, 2003.79f. TTC para obtenção do Título de Engenheira Agrônoma, Uno-Chapecó, Curso degronomia. Chapecó-SC, 2003.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.