Telhado verde: uma alternativa sustentável para o século XXI
Resumo
O processo de industrialização, a degradação dos recursos ambientais e os problemas advindos de tais práticas, passaram a evidenciar a necessidade de se elaborar medidas em prol da melhoria do atual cenário ambiental. Dessa forma, iniciou-se a linha de pensamento que visa preservar os recursos naturais, minimizar e restaurar os impactos causados pela atuação do homem na natureza. Para isso, adotou-se práticas ligadas a educação ambiental e a eficiência no desempenho das edificações, como os Telhados Verdes. Sendo assim, a elaboração do presente artigo pode ser justificada pela necessidade de se difundir o conhecimento entre os profissionais da área da construção civil, à respeitos dos ganhos provindos da utilização de tal técnica, e também desenvolver a conscientização sobre a importância da sustentabilidade nas edificações. Para a construção deste trabalho, foi adotado como objetivo, evidenciar os benefícios que a implantação da Telhados Verdes proporciona ao desempenho da edificação, no que tange a aspectos como o conforto termo acústico, a eficiência energética, entre outros. O estudo proposto, constitui-se de uma pesquisa de revisão da literatura, realizada por intermédio da consulta de publicações de trabalhos produzidos no intervalo de tempo comprendido a partir do ano 2000 até os dias atuais. Foi utilizado a plataforma Google Acadêmico, com termo de buscas como telhados verdes, coberturas vegetais, coberturas naturais, coberturas verdes, entre outras. Dessa forma, foi possível verificar que a técnica apresentou beneficios diversos, no que ser refere ao conforto térmico, eficiencia energética, eficiencia acústica, entre outros.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AQUA. Certificação Aqua. Disponível em: Acesso em 11 de ago de 2016.
ARAUJO, Sidney R. As Funções dos Telhados Verdes no Meio Urbano, na Gestão e no Planejamento de Recursos Hídricos. Monografia, Rio de Janeiro, 2003.
CATUZZO, Humberto. Telhado verde: impacto positivo na temperatura e umidade do ar. O caso da cidade de São Paulo. 2013. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
CORDONI SAVI, Adriane. Telhados Verdes: análise comparativa de custo com sistemas tradicionais de cobertura. Monografia (Construções Sustentáveis) Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba.125 Folhas. 2012
FERREIRA, César Argentieri; MORUZZI, Rodrigo Braga. Considerações sobre a aplicação do telhado verde para captação de água de chuva em sistemas de aproveitamento para fins não potáveis. Encontro nacional, v. 4, 2007.
Ferreira, N. S. As pesquisas denominadas Estado da Arte. Educação & Sociedade, 23, 257-272. 2002
FRANÇA, Luciano Cavalcante De Jesus. O uso do telhado verde como alternativa sustentável aos centros urbanos: opção viável para a sociedade moderna do século XXI. Revista Húmus, v. 2, n. 4, 2012.
LOPES, Thais Vieira. Telhado verde, energia embutida e emissão de CO2: uma análise comparativa a sistemas de cobertura convencionais. 2015.
MORAIS, Caroline S. de, RORIZ, Maurício. Comparação entre os desempenhos térmicos de cobertura ajardinada e laje comum em guaritas. ENCAC COTEDI. Curitiba. Nov , 2003
MINKS, Volker. A REDE DE DESIGN VERDE URBANO UMA ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL PARA MEGACIDADES. Revista LABVERDE, n. 7, p. 120-141, 2013.
OLIVEIRA, Eric Watson Netto de. Telhados verdes para habitações de interesse social: retenção das águas pluviais e conforto térmico. Rj: Universidade do Estado de Rio de Janeiro, v. 87, 2009.
ROSSETI, Karyna de Andrade Carvalho. Abordagem sobre as barreiras e benefícios da utilização do sistema de telhado verde em áreas urbanas de regiões tropicais. Brazilian Geographical Journal: Geosciences and Humanities research medium, v. 4, n. 1, 2013.
SANTOS, Gislaine Matias dos. Certificação leed: sustentabilidade em empreendimentos imobiliários para certificação ambiental. 2014
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.