Projeto temático no incentivo e preparo de alunos para o ENEM

Izabele Ramos, Ana Paula Petrikoski

Resumo


O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma prova realizada para avaliar a qualidade do Ensino Médio no país e tem como característica a interdisciplinaridade, valorizando o lado lógico, de interpretação e capacidade de raciocínio do aluno. Sendo a Química uma ciência que possibilita ao aluno a compreensão de fenômenos ou processos naturais e tecnológicos, pode-se inseri-la como base para o desenvolvimento das competências exigidas no ENEM. Os projetos temáticos consistem em uma forma diferente de abordar os conteúdos, tendo como ponto de partida a escolha de temas representativos da realidade e da vida dos alunos. Com base nisso, o presente trabalho teve como objetivo avaliar o uso do estágio de Licenciatura em Química da UTFPR, na modalidade Projeto Temático, como forma de preparo e incentivo aos alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública, para a realização do ENEM através do uso de metodologias alternativas e do auxílio no desenvolvimento do raciocínio lógico. Para isso, os principais conteúdos de Química abordados nas últimas edições do ENEM foram selecionados e aulas sobre esses conteúdos foram aplicadas aos alunos. Com a conclusão deste trabalho, foi possível observar que o uso de metodologias alternativas auxiliou na participação dos alunos durante as aulas, e ao final do projeto, os alunos apresentavam maior curiosidade e conhecimento sobre os conteúdos abordados. Além disso, desenvolveram melhor habilidades de interpretação, raciocínio lógico e argumentação.


Palavras-chave


Ensino de química; projeto temático; ENEM

Texto completo:

PDF