APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO TECNOLÓGICO NA AGRICULTURA FAMILIAR ATRAVÉS DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA
Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir a proposta de Apropriação do Conhecimento Tecnológico na Agricultura Familiar tendo como viés a Pedagogia da Alternância adotada pelas Casas Familiares Rurais(CFRs), na região Médio Alto Uruguai\RS; Oeste Catarinense\SC e Sudoeste Paranaense\PR e verificar a contribuição desta pedagogia para o desenvolvimento cultural e educacional dos jovens rurais, sócio econômico de suas famílias e comunidades junto com o desenvolvimento tecnológico das propriedades. A pedagogia da alternância tem como propósito educacional valorizar a vida do homem rural, relacionando o processo de educação com a realidade do educando, conciliando o trabalho rural com a educação, estimulando a pensar e criar para aplicar no seu dia a dia. Além disso valoriza o conhecimento empírico, o qual é importante no processo de ensino-aprendizagem dando ênfase a interdisciplinaridade, fundamental no processo. Mostra oportunidades ao jovem e estimulando-o para que permaneça na agricultura sem perder o vínculo com os estudos, família, sociedade, mostrando que trabalhando na sua propriedade pode ter um bom desenvolvimento econômico e garantir qualidade de vida. Para que a pedagogia adotada contribua com o desenvolvimento cultural e social dos jovens, ela deve ser disseminada e colocada em prática pela sociedade envolvida como um todo, não apenas pelos principais integrantes do projeto. Os jovens, os monitores, suas famílias, a comunidade onde estão inseridos e os demais envolvidos, concentrando metas e ações para buscar a estabilidade e a qualidade de vida do homem no meio rural. Vale frisar que o principal sujeito de todo esse trabalho é o jovem que frequenta a casa familiar rural e, é dele que deverá partir a vontade e iniciativa de viver no campo. Dessa forma cada jovem deve ter seu projeto de vida sustentado na busca constante de conhecimentos salientando a tecnologia como ferramenta indispensável no seu trabalho diário. O sucesso do processo será alcançado mediante a formação de uma rede de apropriação de tecnologias para agricultura familiar pautada na Pedagogia da Alternância
Palavras-chave
Conhecimento Tecnológico;Agricultura Familiar;Pedagogia da Alternância