APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO TECNOLÓGICO NA AGRICULTURA FAMILIAR ATRAVÉS DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA

Sandro Rogério Giacomelli, Araceli Cadoná, Araceli Cadoná, Lucas Pellegrin, Diego da Silva Hoffman

Resumo


Este artigo tem como objetivo discutir a proposta de Apropriação do Conhecimento Tecnológico na Agricultura Familiar tendo como viés a Pedagogia da Alternância adotada pelas Casas Familiares Rurais(CFRs), na região Médio Alto Uruguai\RS; Oeste Catarinense\SC e Sudoeste Paranaense\PR e verificar a contribuição desta pedagogia para o desenvolvimento cultural e educacional dos jovens rurais, sócio econômico de suas famílias e comunidades junto com o desenvolvimento tecnológico das propriedades. A pedagogia da alternância tem como propósito educacional valorizar a vida do homem rural, relacionando o processo de educação com a realidade do educando, conciliando o trabalho rural com a educação, estimulando a pensar e criar para aplicar no seu dia a dia. Além disso valoriza o conhecimento empírico, o qual é importante no processo de ensino-aprendizagem dando ênfase a interdisciplinaridade, fundamental no processo. Mostra oportunidades ao jovem e estimulando-o para que permaneça na agricultura sem perder o vínculo com os estudos, família, sociedade, mostrando que trabalhando na sua propriedade pode ter um bom desenvolvimento econômico e garantir qualidade de vida. Para que a pedagogia adotada contribua com o desenvolvimento cultural e social dos jovens, ela deve ser disseminada e colocada em prática pela sociedade envolvida como um todo, não apenas pelos principais integrantes do projeto. Os jovens, os monitores, suas famílias, a comunidade onde estão inseridos e os demais envolvidos, concentrando metas e ações para buscar a estabilidade e a qualidade de vida do homem no meio rural. Vale frisar que o principal sujeito de todo esse trabalho é o jovem que frequenta a casa familiar rural e, é dele que deverá partir a vontade e iniciativa de viver no campo. Dessa forma cada jovem deve ter seu projeto de vida sustentado na busca constante de conhecimentos salientando a tecnologia como ferramenta indispensável no seu trabalho diário. O sucesso do processo será alcançado mediante a formação de uma rede de apropriação de tecnologias para agricultura familiar pautada na Pedagogia da Alternância

Palavras-chave


Conhecimento Tecnológico;Agricultura Familiar;Pedagogia da Alternância

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