AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA VISÃO DOS PROFESSORES DE PATO BRANCO/PR: UM PROJETO DE PESQUISA

Angela Link Saccol

Resumo


O presente trabalho é parte integrante do projeto de pesquisa em andamento para o Mestrado em Desenvolvimento Regional, na UTFPR, e trata da reflexão acerca das representações sociais de educação ambiental por parte de professores. Inicialmente elaborou-se uma breve análise da questão da crise ambiental e seus reflexos na sociedade, a introdução da educação ambiental no contexto escolar, sua importância e a teoria das representações sociais, para compreender a percepção de professores sobre o tema e seu encaminhamento em sala de aula. Num segundo momento da pesquisa, buscou-se em alguns autores o entendimento e significação de educação ambiental. Por conseguinte, descreveu-se uma contextualização dos encontros e conferências ocorridos, em nível nacional e internacional, em busca de uma conciliação entre educação ambiental e eficiência econômica. Por fim, realizou-se uma compreensão do pensamento conservacionista sobre educação ambiental, bem como os fatos históricos que influenciaram este tipo de visão no Brasil, e também, algumas interpretações acerca da educação ambiental crítica.


Palavras-chave


educação ambiental; educação ambiental crítica; representações sociais

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