O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Rayla dos Santos Oliveira Dias, Ivan Carlin Passos, Arlindo de Oliveira Freitas, Luiz Eduardo Gaio

Resumo


O objetivo geral desse estudo foi verificar quais os métodos e recursos utilizados no processo de ensino-aprendizagem do Método das Partidas Dobradas (MPD) para alunos com Deficiência Visual dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis, de uma Instituição de Ensino Superior Pública, no Município de Volta Redonda-Rio de Janeiro. Para realização da pesquisa, adotou-se abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, além de pesquisa de campo com docentes e discentes que lecionaram o MPD para esses alunos. Quanto aos resultados da pesquisa, conclui-se que os docentes não adotam uma metodologia específica para alunos com Deficiência Visual, e em relação aos principais métodos e recursos utilizados pelos docentes no ensino do MPD, foram: aula expositiva, resolução de exercícios, quadro negro, livros e apostilas.

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