AUDITORIA INTERNA DE RECURSOS HUMANOS: ANÁLISE EM UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO
Resumo
A auditoria é fundamental no que se refere aos controles nas organizações, sendo uma importante ferramenta de auxílio para a melhoria contínua nos trabalhos que estão sendo realizados. A auditoria interna tem como objetivo principal atender as necessidades da administração da organização, auxiliando os gestores nas tomadas de decisões. O objetivo principal é analisar a importância da auditoria de recursos humanos em uma cooperativa de crédito e quais os itens de verificação durante o trabalho de auditoria. Utilizou-se a pesquisa descritiva, bibliográfica e a pesquisa de campo com a aplicação de uma pesquisa realizada com os gestores de recursos humanos e os auditores internos da cooperativa pesquisada. Os resultados apontaram que na cooperativa houve redução de riscos trabalhistas e consequentemente, perdas financeiras e exposição de imagem da organização. Outro levantamento realizado foram os itens de verificação que fazem parte do escopo de trabalho da auditoria de recursos humanos, sendo que foi identificado que alguns itens que podem oferecer riscos a cooperativa, não fazem parte do escopo de trabalho da auditoria, sendo este item sugerido para inclusão nos trabalhos a serem realizados pela área.
Texto completo:
PDFDireitos autorais