FATORES RELEVANTES PARA A ESCOLHA DE RESTAURANTES COMERCIAIS

Dario de Oliveira Lima-Filho, Dejanira Facioni, Filipe Quevedo-Silva, Alisson Juliano Nascimento da Silva, João Gustavo Garcia Marques da Costa, Takeshi Yagiu Mariano

Resumo


Este trabalho teve como objetivo analisar o processo de escolha de restaurantes fast-food, self-service e a la Carte. Para tanto, foi conduzido um estudo quantitativo-descritivo junto a 90 moradores da zona urbana de Campo Grande - MS, com 18 anos ou mais, pertencentes às classes A, B, C, D e E que frequentam restaurantes comerciais. A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva e análise de clusters. A maioria dos consumidores são homens, com idade entre 25 e 34 anos, renda média até 6 salários mínimos e comem mais vezes por semana em restaurante self-service do que em fast-food ou restaurantes a la Carte. Os resultados apontam ainda uma relação significativa entre o nível de escolaridade e renda dos entrevistados com os atributos que estes consideram importantes na escolha de restaurantes. Os fatores de maior influência na escolha do tipo de restaurante foram: a qualidade do serviço e da refeição oferecidos, seguido de preço e praticidade. Além disso, a análise de clusters identificou dois segmentos: os Hedônicos e os Utilitários.

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