A COMPETITIVDADE DO TURISMO BRASILEIRO ALICERÇADA NA ESTRUTURAÇÃO DAS POLITICAS PÚBLICAS

Alvaro Ornelas, Carlos Assunção, Luciane Camilotti

Resumo


A competitividade do turismo no Brasil depende do fortalecimento dos atores do turismo na esfera municipal, regional e estadual. Os esforços do Ministério do Turismo com relação à regionalização do turismo ainda não apresentam
aumento exponencial na oferta de produtos regionais e nem tão pouco refletem o aumento da oferta turística no país. O processo de regionalização do turismo está ameaçado pela falta do entendimento dos atores do turismo municipais da
relevância da região na sustentabilidade do turismo local. No esforço de acelerar o pensamento sistêmico, cooperado e democrático dos atores do turismo local, o Ministério do Turismo, anualmente, mede a competitividade do setor, por meio do Estudo de Competitividade - Relatório Brasil. O presente artigo apresenta a macro dimensão Políticas Públicas, suas dimensões e variáveis e têm a pretensão
de auxiliar os gestores do turismo no melhor entendimento sobre seu papel para incentivar o aumento da competitividade do turismo.

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