FATORES DETERMINANTES NA ADOÇÃO DE INOVAÇÃO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: UM ESTUDO COMPARATIVO
Resumo
Este artigo tem por objetivo central identificar nas micro e pequenas empresas constituintes do Núcleo dos Moveleiros da ACIC de Concórdia, em Santa Catarina, os fatores determinantes na adoção da inovação em produtos, processos
produtivos e processos administrativos. Em termos específicos, o estudo busca comparar os dados da pesquisa com estudo realizado pelo SEBRAE (2009) observando os mesmos aspectos em MPE pulverizadas pelo território brasileiro, com o intuito de sobrepor cenário nacional para adoção da inovação em MPE ao cenário das empresas estudadas por esta pesquisa. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, levantaram-se os fatores constituintes dos três grupos de inovações citados, especificamente de MPE. Realizou-se também uma pesquisa empírica, tendo os dados coletados por meio de um questionário estruturado composto
por questões fechadas de múltipla escolha condizentes com os fatores dos três grupos de inovações, sendo este aplicado para os gestores das empresas constituintes do núcleo estudado. Como resultado, constatou-se a adoção da inovação no desenvolvimento de produtos como sendo o aspecto de maior relevância para as empresas deste núcleo. Verificou-se ainda, que estas empresas, procuram adotar
a inovação com o objetivo da inserção em novos mercados. Porém, encontram a falta de mão de obra especializada, falta e/ou inacessibilidade à tecnologia e à dificuldade financeira como sendo as principais restrições para a adoção da inovação. Em comparação à adoção da inovação por MPE apresentadas pelo SEBRAE (2009), as empresas do núcleo estudado encontram-se tendencialmente atuantes para o mesmo sentido.
produtivos e processos administrativos. Em termos específicos, o estudo busca comparar os dados da pesquisa com estudo realizado pelo SEBRAE (2009) observando os mesmos aspectos em MPE pulverizadas pelo território brasileiro, com o intuito de sobrepor cenário nacional para adoção da inovação em MPE ao cenário das empresas estudadas por esta pesquisa. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, levantaram-se os fatores constituintes dos três grupos de inovações citados, especificamente de MPE. Realizou-se também uma pesquisa empírica, tendo os dados coletados por meio de um questionário estruturado composto
por questões fechadas de múltipla escolha condizentes com os fatores dos três grupos de inovações, sendo este aplicado para os gestores das empresas constituintes do núcleo estudado. Como resultado, constatou-se a adoção da inovação no desenvolvimento de produtos como sendo o aspecto de maior relevância para as empresas deste núcleo. Verificou-se ainda, que estas empresas, procuram adotar
a inovação com o objetivo da inserção em novos mercados. Porém, encontram a falta de mão de obra especializada, falta e/ou inacessibilidade à tecnologia e à dificuldade financeira como sendo as principais restrições para a adoção da inovação. Em comparação à adoção da inovação por MPE apresentadas pelo SEBRAE (2009), as empresas do núcleo estudado encontram-se tendencialmente atuantes para o mesmo sentido.
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