COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO BASEADO NA TIPOLOGIA DE MILES E SNOW: UM ESTUDO COM EMPRESAS SUPERMERCADISTAS DE FCO. BELTRÃO-PR
Resumo
O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada em empresas supermercadistas, tendo como objetivo principal identificar as estratégias adotadas pelos seus dirigentes. Para atingir esse objetivo utilizou-se o modelo
proposto por Miles e Snow (1978) que evidencia as escolhas estratégicas adotadas pelas empresas atuantes em um segmento mercadológico. Para contextualizar os resultados alcançados, fa-se-á uma apresentação do conceito de estratégia e sua evolução na literatura. Na sequencia são apresentados os aspectos da tipologia de estratégias genéricas proposta por seus autores. Em seguida uma breve revisão da literatura sobre o mercado varejista que deram subsídios para a exposição dos resultados obtidos pela pesquisa. Os resultados demonstram que os quatro tipos estratégicos propostos no modelo - prospector, analítico, defensivo e reativo - foram encontrados entre as empresas. Conforme os aspectos discutidos pela tipologia utilizada, qualquer ambiente empresarial contém organizações que competem de forma semelhante, permitindo seu agrupamento nos quatro tipos distintos de estratégia, sendo esta proposição confirmada pelos resultados desse estudo.
proposto por Miles e Snow (1978) que evidencia as escolhas estratégicas adotadas pelas empresas atuantes em um segmento mercadológico. Para contextualizar os resultados alcançados, fa-se-á uma apresentação do conceito de estratégia e sua evolução na literatura. Na sequencia são apresentados os aspectos da tipologia de estratégias genéricas proposta por seus autores. Em seguida uma breve revisão da literatura sobre o mercado varejista que deram subsídios para a exposição dos resultados obtidos pela pesquisa. Os resultados demonstram que os quatro tipos estratégicos propostos no modelo - prospector, analítico, defensivo e reativo - foram encontrados entre as empresas. Conforme os aspectos discutidos pela tipologia utilizada, qualquer ambiente empresarial contém organizações que competem de forma semelhante, permitindo seu agrupamento nos quatro tipos distintos de estratégia, sendo esta proposição confirmada pelos resultados desse estudo.
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