Os valores simbólicos gerados através da moda, do design e dos acessórios de moda

Edna Regina Steinhauser, Anna Luiza Moraes de Sa Cavalcanti

Resumo


Este artigo é parte integrante da pesquisa bibliográfica desenvolvida para o projeto final do Mestrado Profissional em Design da UNIVILLE, com área de concentração em Design e Sustentabilidade e linha de pesquisa Produção Tecnológica e Sustentabilidade, intitulado Ecodesign de Bolsas: um projeto de upcycling a partir de sacos de ráfia para comunidades artesãs de Blumenau, SC. Esta pesquisa tem por objetivos: entender os conceitos capazes de gerar valor simbólico em artefatos criados por meio dos métodos e ferramentas de desenvolvimento de produto inerentes ao campo do Design e da Moda; compreender o uso dos acessórios, especificamente bolsas, como representação de mudanças sociais, econômicas, tecnológicas e comportamentais durante a evolução das sociedades no Século XX; e identificar o papel da Moda e do Design na formação de novos comportamentos de consumo que possam promover mudanças significativas nos valores simbólicos e reais percebidos pelos consumidores finais. Para tanto foi utilizada como metodologia a pesquisa bibliográfica revelando um breve histórico do surgimento da Moda, do Design e da utilização do acessório bolsa, apresentando os principais modelos vigentes em cada década até os dias atuais. Como resultado, foram analisadas as influências que motivaram a criação dos diferentes modelos de bolsas, concluindo enfim, com as atuais propostas que impulsionam em direção de novos valores adequados à sociedade contemporânea e suas restrições.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Icônica